Questão 9/10 - Planejamento e Gestão Estratégica
“Quando uma organização enfrenta dificuldades (tem sua sobrevivência ameaçada ou a base de recursos está com problemas), estratégias de redução de despesas são muito apropriadas. Nessas situações, a empresa pode optar por: estratégia de rotatividade, de desenvestimento ou de liquidação.”
Fonte: SERTEK, Paulo; GUINDANI, Roberto Ari; MARTINS, Tomas Sparano. Administração e Planejamento Estratégico. Curitiba: InterSaberes, 2012.
Considerando o enunciado, para cada caso abaixo, indique uma das três estratégias citadas:
1. Pode-se encerrar as atividades, “fechando as portas”.
2. A empresa tem produtos não lucrativos e funcionários que não trazem qualquer contribuição à organização.
3. Uma determinada atividade da organização não está dando o retorno esperado e, assim, essa parte pode ser vendida para não contaminar o todo.
Assinale a sequência correta das estratégias, de acordo com os estudos da disciplina:
A
1. Liquidação; 2. rotatividade; 3. desinvestimento.
B
1. Rotatividade; 2. desinvestimento; 3. liquidação.
C
1. Desinvestimento; 2. rotatividade; 3. liquidação.
D
1. Rotatividade; 2. liquidação; 3. desinvestimento.
E
1. Desinvestimento; 2. liquidação; 3. rotatividade.
Soluções para a tarefa
A - 1. Liquidação; 2. rotatividade; 3. desinvestimento.
“Estratégia de rotatividade: a organização visa, com essa estratégia, melhorar seu sistema de custos. Assim, a empresa geralmente se livra de alguns inconvenientes, tais como: produtos não lucrativos, força de trabalho desnecessária, canais de distribuição que geram prejuízo. Quando a rotatividade tem sucesso, a organização pode, em seguida, pensar em estratégias de crescimento.
Estratégia de desinvestimento: nessa estratégia, a empresa tem por objetivo se livrar de algum tipo de negócio que está indo mal. Para isso, pode vender essa parte ou transferi-la para uma organização isolada, com o objetivo de não contaminar o todo. Essa estratégia é usada quando a organização consegue identificar exatamente a atividade que não está dando o retorno esperado e a isola em uma empresa; se for interessante, pode vendê-la para alguém que tenha mais recursos e, quem sabe, possa torná-la viável.
Estratégia de liquidação: essa opção visa encerrar as atividades, liquidando os ativos, ou seja, fechando as portas. Nesse processo, se houver mais negócios no portfólio da organização, ela pode liquidar uma operação e continuar com as outras.”
Referência: SERTEK, Paulo; GUINDANI, Roberto Ari; MARTINS, Tomas Sparano. Administração e Planejamento Estratégico. Curitiba: InterSaberes, 2012, p. 180-181.