Direito, perguntado por dudagllenoir2661, 1 ano atrás

(Questão 88 - Exame 115 Tipo 1 - OAB-SP) - Determinado Estado-membro, no exercício de competência concorrente e sabendo da inexistência de lei federal a respeito, edita lei sobre direito penitenciário. Posteriormente, a União Federal promulga lei contendo normas gerais sobre a referida matéria. Diante disso, é possível estabelecer que:

Soluções para a tarefa

Respondido por zainar
1
Ambas as leis deverão coexistir, porém a lei federal suspenderá a eficácia da lei estadual, somente no que lhe for contrário.

Respondido por maarigibson
0

A questão está incompleta, segue abaixo o complemento:

a) o Estado-membro não poderia ter legislado sem antes a União Federal editar lei contendo as normas gerais a respeito da matéria.

b) o Estado-membro usurpou competência legislativa da União, a quem competia legislar exclusivamente sobre a matéria.

c) a lei produzida pelo Estado-membro foi revogada pela legislação posterior da União.

d) ambas as leis deverão coexistir, porém a lei federal suspenderá a eficácia da lei estadual, somente no que lhe for contrário.

A alternativa correta é a D.

Quando existe a competência concorrente, o estado poderá legislar a respeito de matéria que a União ainda não se pronunciou. Ao sobrevir lei da União, esta prevalecerá em detrimento da lei estadual, porém somente o que for contrário terá sua eficácia suspensa.

No que for correspondente, ambas as leis poderão coexistir, a menos que a lei estadual seja totalmente incompatível com a federal. A Constituição Federal estabelece todas as competências dos órgãos legisladores conforme o conteúdo.

Leia mais sobre em:

https://brainly.com.br/tarefa/21840096

Anexos:
Perguntas interessantes