QUESTÃO 8
JORGE LUIS BORGES
Nació en Buenos Aires el 24 de agosto de 1899. Fue bilingüe desde su infancia ya que su abuela materna le hablaba en Inglés. "Georgie", como le decían en casa, tenía apenas seis años cuando dijo a su padre que quería ser escritor. En 1910 aparece su primera publicación en el diario El País, de Buenos Aires, donde tradujo El príncipe feliz, de Oscar Wilde. En 1914, el padre de Borges se jubiló debido a su ceguera casi total, por lo que la familia pasó una temporada en Europa. Sorprendidos por la guerra, se instalaron en Ginebra donde el joven Borges escribió algunos poemas en francés y cursó la preparatoria (1914-1918). Vivió en España de 1919 a 1921 y dos años después la familia regresó a Buenos Aires. En 1923 publicó el poemario Fervor de Buenos Aires.
En 1927 se sometió a una operación de los ojos, con los años escribiría su "Poema de dones", donde alude a su ceguera (verdadero estigma familiar). Más tarde abordó temas de corte fantástico, género en el que se enmarcan sus ficciones más reconocidas en todo el mundo. En 1949 apareció El Aleph, libro de cuentos donde Borges reelabora sus obsesiones sobre el espacio y el tiempo circular. Murió en Ginebra el 14 de junio de 1986.
Jorge Luis Borges foi um célebre escritor argentino. Com base nos conhecimentos adquiridos ao longo de seus estudos, pode-se afirmar que o texto acima é:
(A) Uma notícia, pois apresenta informações importantes de uma ocorrência,
(B) Uma biografia, pois relata a vida de uma pessoa em ordem cronológica.
(C) Uma propaganda, pois tenta persuadir o interlocutor.
(D) Um conto, pois é uma narrativa curta que gira em torno de um conflito.
(E) Uma crônica, pois é uma narrativa breve e comenta algo do cotidiano.
Soluções para a tarefa
Olá!
Biografia é a narrativa da história de vida de uma determinada pessoa. Através da descrição dos fatos particulares da vida de uma pessoa, relata a trajetória de vida de uma pessoa, com dados precisos, incluindo nomes, locais e datas dos principais acontecimentos.
A estrutura básica de uma biografia geralmente inclui uma apresentação inicial do protagonista (introdução), a descrição dos principais fatos que compõem a história (desenvolvimento) e uma parte final de caráter subjetivo (conclusão).
Normalmente, são feitas biografias de figuras públicas e reconhecidas mundialmente.
Por isso a resposta dessa questão é a B.
Bons estudos :)
Resposta:
O texto é uma biografia e a alternativa correta é a letra B, "uma biografia, pois relata a vida de uma pessoa em ordem cronológica".
Explicação:
No texto em questão, é narrada em espanhol a vida do escritor argentino Jorge Luis Borges. Não é uma notícia, pois não se trata do relato de uma ocorrência, mas sim da narrativa cronológica de toda a história de vida de alguém. Também não é uma propaganda com o propósito de persuadir o leitor a um determinado fim. Tampouco é um conto, porque não visa oferecer uma narrativa literária em torno de um conflito, mas sim a narrativa de fatos da vida de alguém. Por último, não se trata de uma crônica, porque a reflexão sobre fatos cotidianos não é o principal objetivo de um texto biográfico. Tendo em vista que o texto narra cronologicamente a vida de Borges, trata-se, portanto, de uma biografia (bio = vida, grafia = escrita).