QUESTÃO 8
De acordo com Veiga (2013 apud CORDEIRO, 2016) na primeira metade do século XX, a Psicologia da Educação se preocupou em aplicar o conhecimento psicológico ao campo educativo. Com dominância das abordagens psicométricas, das teorias behavioristas (sobretudo Thorndike e Skinner) e, posteriormente, das teorias cognitivistas, as pesquisas se voltavam para a medição de diferenças individuais e análise dos processos de aprendizagem, sobretudo nos Estados Unidos. Na Europa, a preocupação maior se centrava no desenvolvimento da criança, com base nos trabalhos de Piaget, Wallon e, posteriormente, de Vygotsky.
CORDEIRO, M. H. Reflexões sobre a Psicologia da Educação: a perspectiva psicossocial como alternativa ao psicologismo individualista. In: Reunião Científica Regional da ANPED: Educação, movimentos sociais e políticas governamentais, 2016, Curitiba: UFPR, 2016. Disponível em: < https://www.anpedsul2016.ufpr.br/portal/wp-content/uploads/2015/11/Eixo-15-Psicologia-da-Educa%C3%A7%C3%A3o.pdf> Acesso em: 12 ago/2021.
Considerando a história da Psicologia da Educação, analise as alternativas e assinale a correta.
Alternativas
Alternativa 1:
Thorndike refutou completamente a lei do Exercício.
Alternativa 2:
A compreensão de Dewey sobre o aluno era de que este era um aprendiz passivo.
Alternativa 3:
O entendimento da construção do conhecimento na perspectiva de Dewey tinha uma conotação evolucionista, valorizando a maturação.
Alternativa 4:
Thorndike ao aprofundar seus estudos sobre aprendizagem redefiniu a Lei do Efeito, destacando que a recompensa apresenta um resultado mais significativo do que a punição.
Alternativa 5:
O interesse do público que procuravam as palestras de Willian James estava no embasamento teórico (conceituações) sobre o processo educacional.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Alternativa 4:
Thorndike ao aprofundar seus estudos sobre aprendizagem redefiniu a Lei do Efeito, destacando que a recompensa apresenta um resultado mais significativo do que a punição.
Explicação:
Página 19: Thorndike elaborou a Lei do Efeito que explica que
“[...] todo comportamento de um organismo vivo (um homem, um pombo, um rato, etc.) tende a se repetir se nós recompensarmos (efeito) o organismo assim que ele emitir o comportamento” (BOCK; TEIXEIRA; FURTADO, 2018, p. 31).
De outro modo, o comportamento tem a propensão de não ocorrer novamente se o organismo sofrer alguma punição (efeito) logo depois de sua ocorrência. Por meio desta Lei de Efeito, o organismo seguirá associando essa situação a outras que sejam semelhantes (BOCK; TEIXEIRA; FURTADO, 2018). Outra lei da aprendizagem estabelecida por Thorndike é a Lei do Exercício, que complementa a Lei do Efeito.