Contabilidade, perguntado por bborba136, 3 meses atrás

Questão 8)

A perícia contábil tem como objetivo esclarecer questões sobre fatos patrimoniais e financeiros das entidades, oriundos de uma lide, envolvendo o reclamante e o reclamado, necessitando da decisão de um juiz, que não detendo suficientemente do conhecimento da matéria em questão, necessita de uma perícia contábil para ajudá-lo a sentenciar de forma justa para as partes. A perícia trabalhista também tem, como características, questões que envolvem os honorários periciais. Em vários estados brasileiros, grande parte dos peritos contadores que atuam nesse campo de ação finalizam seus trabalhos sem receber seus honorários, devido a acordos entre patrões e empregados, correspondentes a ações ainda em andamento.

FERREIRA, Tarciana Borges et al. Qualidade do laudo pericial contábil trabalhista: percepção dos magistrados das varas trabalhistas do Recife. Registro Contábil (ReCont), Maceió - AL, v. 3, n. 3, 2012. Disponível em: https://www.seer.ufal.br/index.php/registrocontabil/article/view/595/422. Acesso em: 3 fev. 2021 (adaptado).

As perícias contábeis trabalhistas têm como principal escopo a análise dos cálculos trabalhistas, sejam eles decorrentes do contrato normal de trabalho ou relacionados às verbas da rescisão contratual. Os peritos são convocados para atuarem e, após apurarem os valores, indicam a conclusão à qual chegaram num documento chamado laudo pericial contábil.

Diante do exposto, analise o caso a seguir.

A empresa Verona Ltda., visando à expansão dos seus negócios, necessitava de mão de obra mais qualificada. Para isso, em 21/04/2016, após diversas fases de entrevistas e dinâmicas para o preenchimento de duas vagas no departamento fiscal, selecionou dois profissionais: Adriano, que foi logo admitido por não estar empregado, e Joaquim, que trabalhava em outra empresa e exigiu um salário dez por cento maior do que seria pago ao colega. Os dois iniciaram seus contratos de trabalho no mesmo dia: 04/05/2016. Vinte meses após a contratação, Adriano descobriu ter um salário inferior ao de Joaquim. Ainda empregado da empresa, entrou com uma ação na justiça trabalhista, pedindo a equiparação salarial. O juiz solicitou uma perícia contábil na qual ficou constatado que, apesar de os salários serem diferentes, a função era a mesma.

Considerando os conceitos sobre as perícias contábeis de ações trabalhistas, em especial a ação de Adriano pedindo a equiparação salarial, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.

I. Em relação ao processo de equiparação salarial proposto por Adriano, o juiz deverá dar-lhe ganho de causa.

PORQUE

II. Como a função e o empregador do trabalho eram idênticos, Adriano e Joaquim deveriam fazer jus à mesma remuneração.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
A)

A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
B)

As asserções I e II são proposições falsas.
C)

As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
D)

A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
E)

As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.

Soluções para a tarefa

Respondido por jeizaamerico47
0

Resposta:

B e a resposta cirret por essa e a melhor forma

Respondido por gracianerodrig54
0

Resposta:

a resposta é a (C) espero ter ajudado

Perguntas interessantes