Questão 8/10 - Planejamento e Gestão Estratégica
“O consumidor australiano paga, segundo estudo divulgado pela Brewers Association of Australia, entidade que representa as cervejarias independentes do país, a quarta maior taxa dentre as principais economias mundiais. Cerca de 42% do valor gasto pela cerveja são destinados ao pagamento de taxas, o que a colocaria atrás apenas de Noruega, Japão e Finlândia. [...]
Em comparação com a Alemanha, por exemplo, o imposto pago na Austrália é dezessete vezes maior, enquanto fica sete vezes acima das taxas dos Estados Unidos e quase o dobro do tributo incidente na Nova Zelândia (veja tabela abaixo).
Já no Brasil, o sistema tributário é complexo. O cálculo leva em conta impostos como IPI, PIS, Cofins, ICMS, ICMS-ST e o peso total das taxas ainda depende do estado de destino da venda, já que alíquotas e ICMS são estaduais e variam em cada unidade da federação. O porte da indústria também ajuda a determinar o montante dos tributos e, segundo estimativas, cada copo de cerveja pode chegar a ter 60% de seu valor correspondente a impostos.”
Fonte: GUIA DA CERVEJA. Taxas sobre cerveja disparam na Austrália e incomodam pequenos. 04 fev. 2020. Disponível em: . Acesso em: 04 fev. 2020.
Utilizando o contexto da notícia, com base no estudo da disciplina sobre a ética, analise as assertivas abaixo:
I. Trata-se de uma atitude ética deixar de pagar os tributos devidos sobre a cerveja em alguns países, considerando que a carga tributária pode impedir a continuidade da empresa e, portanto, de empregos.
II. No Brasil, é normal e ético sonegar impostos, especialmente na indústria, desde que se mantenham os empregos e o preço justo.
III. É ético e justo dar o que é devido, independentemente de se pensar que outras atitudes possam gerar resultados melhores.
É correto somente o que se afirma em:
A I e II.
B II.
C III.
D II e III.
E I.
Soluções para a tarefa
Respondido por
9
Resposta:
C III.
Explicação:
acertei na apol
Respondido por
7
Resposta:
letra C
Explicação:
na página 63
amandaabsbest:
C- III. É ético e justo dar o que é devido, independentemente de se pensar que outras atitudes possam gerar resultados melhores.
Perguntas interessantes