Questão 8/10 - Biomecânica Leia a citação: “Tendo em vista, que em idosos, a redução na velocidade de contração tem sido relatada como um determinante crítico na perda de potência muscular é importante que essa população adquira o hábito de realizar TP que é considerado eficaz na promoção e manutenção da saúde e na melhora de diferentes expressões da força muscular, dentre elas a potência”. Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: CECCATO, M. et al.. Treinamento com pesos, velocidade de movimento e desempenho muscular: uma revisão sistemática. Revista Brasileira de Atividade Física e Saúde, Pelotas/RS, v. 18, n. 5, p. 536-545, set/2013. Alguns tipos de contrações estão mais relacionados a conceitos teóricos e a situações controladas em ambiente laboratorial, assim não são observadas em atividades do cotidiano. Considerando a citação e os conteúdos abordados no livro-base Biomecânica: aspectos históricos e conceituais esses tipos de contrações são classificadas como... A isoinerciais, isocinéticas e isotônicas. B concêntricas, excêntricas e focais. C estática, dinâmica e generalizadas. D isométricas, tônicas e fáscias. E peristálticos, segmentares e regulares.
Soluções para a tarefa
A alternativa C) estática, dinâmica e generalizadas.
As contrações isotônicas são as contrações dinâmicas, elas sempre irão gerar movimento articular, como a flexão ou extensão dos músculos do braço.
Já a contração estática é a contração que não gera movimentos articulares, como as contrações dos músculos de sustentação, como os músculos do abdome.
As contrações generalizadas geram movimento articular e geram força de sustentação.
Espero ter ajudado!
Resposta:
A) isoinerciais, isocinéticas e isotônicas.
Explicação:
Esta é a resposta correta porque “[...] essas contrações estão mais relacionadas a conceitos teóricos e a situações controladas em ambiente laboratorial; portanto, não são verificadas em atividades do cotidiano. Elas são classificadas em contrações isoinerciais, isocinéticas e isotônicas” (livro-base, p. 62).