História, perguntado por gabriellimacoz, 1 ano atrás

Questão 7

No final de 1814, as potências que impuseram as primeiras derrotas militares a Napoleão reuniram-se no imponente Palácio Imperial de Hofburg, na Áustria. Durante vários meses a hospitalidade dos Habsburgo (dinastia que ocupou o trono austríaco por séculos), sua faustosa recepção e banquetes suntuosos deram o tom da política europeia. Ao todo compareceram 212 delegações. A Inglaterra foi representada pelo duque de Wellington, um dos vitoriosos de Waterloo; pela Rússia, compareceu o Czar em pessoa, Alexandre; a Prússia teve o barão von Humboldt, seu diplomata; a França teve o habilidoso ministro Charles Maurice de Talleyrand, seu representante; pela Áustria, o príncipe Klemens von Matternich. O objetivo do congresso, apesar dos interesses dispersos de cada país, era um consenso geral: reorganizar as forças da Europa (ou restaurar) sob o Antigo Regime.

SOUZA, Rui. História Contemporânea. Maringá/PR: Unicesumar, 2018. p. 47.


Considerando as informações acerca do Congresso de Viena, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.


I. Apesar da Inglaterra, já no século XVIII, ser uma monarquia constitucional, de caráter liberal, ela se posicionou ao lado das potências absolutistas europeias durante o Congresso de Viena que tinha por objetivo a restauração do Antigo Regime naquele continente. Essa atitude apesar de contraditória era coerente aos interesses ingleses.

PORQUE

II. Apesar dos ingleses viverem em um regime liberal, o apoio às potências absolutistas contra a França Revolucionária, recentemente derrotada no período napoleônico, era um posicionamento coerente, pois, a França apresentava-se como o único país capaz de ameaçar economicamente e militarmente os britânicos. Sendo assim, o seu posicionamento do Congresso de Viena era pertinente quando o analisamos a partir dos interesses ingleses.


A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.

Alternativas
Alternativa 1:

As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
Alternativa 2:

As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
Alternativa 3:

A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
Alternativa 4:

A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
Alternativa 5:

As asserções I e II são proposições falsas.

Soluções para a tarefa

Respondido por EduardoPLopes
4

Ambas as afirmativas são verdadeiras e se complementam.

A Inglaterra, que foi favorável aos Absolutistas no Congresso de Viena, tinha tanto interesses econômicos quanto políticos e estratégicos nesta decisão: do ponto de vista econômico, foi-lhe garantida a posse de três territórios importantes na Europa, e do ponto de vista estratégico desfez todas as conquistas militares que os franceses haviam feito.

Deste modo, ao apoiar o Absolutismo a Inglaterra garantiu que não houvesse centralização política suficiente na Europa para que um Império "rival" surgisse.

É correta a alternativa 1.

Perguntas interessantes