QUESTÃO 7
Considere o excerto de texo a seguir:
“(...) nem os intelectuais hispano-americanos e brasileiros, nem os governos hispano-americanos e brasileiros consideravam o Brasil parte da ‘América Latina’ — expressão que se referia somente à América Espanhola — pelo menos até a segunda metade do século XX, quando os Estados Unidos e o resto do mundo exterior começaram a pensar o Brasil como parte integrante de uma região chamada ‘Latin America’. Mesmo agora, os governos brasileiros e os intelectuais brasileiros, exceto talvez da esquerda, continuam sem convicção profunda de que o Brasil é parte da América Latina."
BETHELL, Leslie. O Brasil e a ideia de "América Latina" em perspectiva histórica. Estudos Históricos. Rio de Janeiro. 2009. Disponível em: . Acesso em: 17 dez. 2021.
Assim, com base nestas informações, analise as asserções abaixo:
I. Entre as diferenças marcantes entre os processos de independência da América Espanhola e da América Portuguesa que podem ser identificadas, uma é a fragmentação política ocorrida na América espanhola em contraposição ao Estado monárquico mais “unificado” que emergiu após todo o processo de independência do Brasil. Atualmente é comum que os historiadores chamem a atenção para a formação das diversas repúblicas latino-americanas após as independências, marcando a diferença entre esse cenário de fragmentação e diferenciando‑o do processo ocorrido na América portuguesa.
PORQUE
II. No Brasil, apesar de lutas de independência terem ocorrido em algumas províncias, o processo de independência foi articulado no sentido de se manter a ordem e a “unidade” do país. Outra diferença que pode ser identificada é a ordem política republicana, que acabou prevalecendo por toda a América hispânica, em contraposição à ordem monárquica, que se manteve no Brasil. Outra diferença ainda é a condução da independência, no Brasil por um membro da família real portuguesa, enquanto que na América hispânica pela elite criolla.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:
Alternativas
Alternativa 1:
As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II é uma justificativa correta da I.
Alternativa 2:
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
Alternativa 3:
A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.
Alternativa 4:
A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.
Alternativa 5:
As asserções I e II são proposições falsas.
Soluções para a tarefa
Respondido por
6
Resposta:
Alternativa 1:
As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II é uma justificativa correta da I.
Explicação:
Enquanto na américa espanhola existia divergências politicas, na américa portuguesa estava mais estável "unificado" devido o sistema monárquico. Outro ponto a ser destacado é sobre o processo de independência, em razão da insatisfação com a hegemonia exercida pelos chapetones, as elites criollas foram os agentes principais das guerras pela independência. Entre os líderes dessa elite, quatro nomes possuem destaque: Simón Bolívar, José de San Martín, Bernardo O'Higgins e José Sucre. Em contrapartida, o processo de independência do Brasil foi feito por um membro da família real, Dom Pedro l.
Perguntas interessantes
Informática,
4 meses atrás
Geografia,
4 meses atrás
Matemática,
4 meses atrás
Português,
9 meses atrás