ENEM, perguntado por jonaszimba2012, 7 meses atrás

QUESTÃO 7 As Normas de Higiene do Trabalho/Ocupacional originaram-se em 1985, quando a equipe formada para a coordenação de higiene do trabalho da FUNDACENTRO em 1980 elaborou e publicou uma série de Normas Técnicas que foram nominadas em primeiro momento de Normas de Higiene do Trabalho – NHT. Essas normas tinham por objetivo auxiliar aos profissionais de segurança do trabalho nas aplicações em campo, pois diante do processo dinâmico das técnicas de identificação, as avaliações e controle dos riscos ambientais se tornavam fundamentais e, considerando o desenvolvimento tecnológico, era extremamente necessária à revisão técnica destas normas, e isso teve fundamental importância. SANTOS, Edinei Aparecido Furquim dos. Técnicas para Utilização de Equipamentos de Medição. Maringá-Pr.: UniCesumar, 2016. Considerando o contexto apresentado e algumas definições que a avaliação ocupacional ao ruído traz, avalie as afirmações abaixo. I. Ciclo de Exposição: conjunto de situações acústicas ao qual é submetido o trabalhador, em sequência definida, e que se repete de forma contínua. II. Dose: parâmetro utilizado para a caracterização da exposição ocupacional ao ruído, expresso em porcentagem de energia sonora, tendo por referência o valor máximo da energia sonora diária admitida, definida com base em parâmetros preestabelecidos (q, CR, NLI). III. Limite de Exposição (LE): parâmetro de exposição ocupacional que representa condições sob as quais a maioria dos trabalhadores possa estar exposta, repetidamente, sem sofrer efeitos adversos à sua capacidade de ouvir e entender uma conversação normal. IV. Medidor Integrador de Uso Pessoal: medidor operado diretamente pelo avaliador, que fornece, por meio de integração, a dose ou o nível médio. É correto o que se afirma em: Alternativas Alternativa 1: II e IV, apenas. Alternativa 2: III e IV, apenas. Alternativa 3: I, II e III, apenas. Alternativa 4: I, II e IV, apenas. Alternativa 5: I, II, III e IV.

Soluções para a tarefa

Respondido por vhala
8

Resposta:

Alternativa 03: apenas I, II e III

Explicação:

Página 82 da apostila. A IV está errada pois o medidor Integrador de Uso Pessoal é fixado no trabalhador e não no avaliador.

PS: confira a ordem das alternativas. Pode haver inversão das alternativas. blz?

Respondido por raphaelrv
3

Resposta:

Alternativa 3: I, II e III, apenas.

Explicação:

I. Ciclo de Exposição: conjunto de situações acústicas ao qual é submetido o trabalhador, em sequência definida, e que se repete de forma contínua.

VERDADEIRO, vide p. 82 do livro.

“Ciclo de Exposição: conjunto de situações acústicas ao qual e submetido o trabalhador, em sequencia definida, e que se repete de forma continua.”

II. Dose: parâmetro utilizado para a caracterização da exposição ocupacional ao ruído, expresso em porcentagem de energia sonora, tendo por referência o valor máximo da energia sonora diária admitida, definida com base em parâmetros preestabelecidos (q, CR, NLI).

VERDADEIRO, vide p. 82 do livro.

“Dose: parâmetro utilizado para a caracterização da exposição ocupacional ao ruído, expresso em porcentagem de energia sonora, tendo por referência o valor máximo da energia sonora diária admitida, definida com base em parâmetros preestabelecidos (q, CR, NLI).”

III. Limite de Exposição (LE): parâmetro de exposição ocupacional que representa condições sob as quais a maioria dos trabalhadores possa estar exposta, repetidamente, sem sofrer efeitos adversos à sua capacidade de ouvir e entender uma conversação normal.

VERDADEIRO, vide p. 82 do livro.

“Limite de Exposição(LE): parâmetro de exposição ocupacional que representa condições sob as quais a maioria dos trabalhadores possa estar exposta, repetidamente, sem sofrer efeitos adversos à sua capacidade de ouvir e entender uma conversação normal.”

IV. Medidor Integrador de Uso Pessoal: medidor operado diretamente pelo avaliador, que fornece, por meio de integração, a dose ou o nível médio.

FALSO, vide p. 82 do livro.

“Medidor Integrador de Uso Pessoal: medidor que possa ser fixado no trabalhador durante o período de medição, fornecendo, por meio de integração, a dose ou o nível médio no decorrer da jornada de trabalho.”

Perguntas interessantes