QUESTÃO 7
As economias na vida real não se ajustam totalmente ao mundo idealizado da mão invisível que a tudo harmoniza. Por tudo isso, o Estado desenvolve muitas iniciativas para amenizar as falhas do mecanismo de mercado. A polícia, o exército, a administração da justiça e a construção de estradas são algumas das atividades próprias do Estado.
MÓCHON, Francisco. Princípios de Economia. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2007.
A partir dessas informações e considerando o conhecimento obtido acerca das atribuições econômicas do setor público, analise as afirmativas que se seguem:
I. Quando o governo atuar por equidade, melhorando a distribuição de renda, pode-se dizer que ele está em pleno exercício da função distributiva.
II. Combater as falhas de mercado e aumentar a eficiência econômica são competências da função alocativa.
III. Para estabilizar a economia e propiciar crescimento econômico, o governo pode se valer da função estabilizadora.
Está correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1:
III, apenas.
Alternativa 2:
I e II, apenas.
Alternativa 3:
I e III, apenas.
Alternativa 4:
II e III, apenas.
Alternativa 5:
I, II e III.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Alternativa 3 - I e III apenas
Explicação:
I - Correta
A função distributiva é voltada para a necessidade do governo de intervir na economia, visando corrigir a desigualdade existente na distribuição da renda nacional que, normalmente, não é igualitária.
II - Errada
Função alocativa: processo pelo qual o governo divide os recursos para utilização no setor público e privado, oferecendo bens públicos, semipúblicos ou meritórios, como rodovias, segurança, educação, saúde, entre outros, aos cidadãos.
III - Correta.
Função estabilizadora: aplicação das diversas políticas econômicas, pelo governo, a fim de promover o emprego, o desenvolvimento e a estabilidade, diante da incapacidade, por parte do mercado, de assegurar o alcance desses objetivos.
No tema propriedades econômicas, os três atributos econômicos do Estado, também chamados de “funções fiscais”, estão relacionados ao orçamento das finanças públicas, ou seja, funções de alocação, distribuição e estabilização. Em relação às propriedades econômicas do setor público, é correto afirmar o que trata a alternativa 3.
Sobre as propriedades econômicas do Setor Público
Para a função de distribuição, o governo deve atuar diretamente como produtor de bens que podem beneficiar diretamente os cidadãos. Na função de distribuição, o governo busca equilibrar a distribuição da riqueza social e diminuir o fosso social por meio de políticas públicas.
A função de estabilização visa ajustar a economia para torná-la mais estável, a fim de reduzir as flutuações que podem levar ao desemprego, inflação ou desequilíbrios na balança comercial.
Aprenda aspectos ligados às propriedades econômicas do setor público, aqui:
brainly.com.br/tarefa/25742484
#SPJ5