QUESTÃO 7
A centralização administrativa e política da sociedade colonial foi organizada pelo monarca lusitano D. João III, devido o fracasso do sistema de Capitanias Hereditárias. Desse modo, o rei desenvolveu o Regimento de Tomé de Souza (primeiro Governador Geral dos trópicos) que pode ser entendido como um conjunto de regras e orientações que os governadores deveriam seguir. De acordo com este contexto, analise o excerto bibliográfico:
Porque a principal cousa que me moveu a mandar povoar as ditas terras do Brasil, foi para que a gente delas se convertesse à nossa Santa Fé Católica, vos encomendo muito que pratiqueis com os ditos Capitães e Oficiais a melhor maneira que para isso se pode ter; e de minha parte lhes direis que lhes agradecerei muito terem especial cuidado de os provocar a serem Cristãos; e, para eles mais folgarem de o ser, tratem bem todos os que forem de paz, e os favoreçam sempre, e não consintam que lhes seja feita opressão, nem agravo algum; e, fazendo-se-lhes, lho façam corrigir e emendar, de maneira que fiquem satisfeitos, e as pessoas que lhos fizerem, sejam castigados como for justiça.
Fonte: https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/5523820/mod_resource/content/1/2.%20Regimento%20do%20Governo-Geral%20%28Tom%C3%A9%20de%20Sousa%29%2C%201548.pdf. Acesso em 21 set. 2021.
A partir do exame do excerto bibliográfico, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I – Com a leitura do excerto documental podemos observar que a principal motivação referente a colonização do território americano é justamente o projeto catequético empreendido pelos membros da Companhia de Jesus a partir de 1549. A recomendação era que os atritos fossem evitados e que a paz fosse assegurada.
PORQUE
II – O projeto de colonização dos trópicos lusitanos caminhava sob dois sentidos: a exploração das terras e expansão da fé católica. O monarca lusitano tinha uma dupla preocupação com a colonização do Novo Mundo e agia como um pêndulo para que houvesse um equilíbrio entre estes dois interesses.
A respeito das asserções, considere a alternativa correta:
Alternativas
Alternativa 1:
As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
Alternativa 2:
As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda não é uma justificativa da primeira.
Alternativa 3:
A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda é uma proposição falsa.
Alternativa 4:
A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda é uma proposição verdadeira.
Alternativa 5:
As duas asserções são proposições falsas.
diegospfc84:
Ambas verdadeiras, mas a segunda não justifica a primeira.
Soluções para a tarefa
Respondido por
6
Resposta:
3
Explicação:
pq é asserção é uma proposição falsa ir a segunda verdadeiro
Respondido por
1
Resposta:
Ambas verdadeiras, mas a segunda não justifica a primeira.
Perguntas interessantes