Questão 6 Os problemas ambientais são ainda maiores nos grandes centros industrializados, não é o caso da nossa cidade ainda, mas isso ocorre, pois, nesses locais (A) existe uma maior consciência sobre a preservação do ambiente. (B) ocorre uma maior concentração populacional. (C) a emissão de gases de automóveis e de fábricas aumentam a poluição da atmosfera, intensificando o efeito estufa. (D) existe uma maior concentração de habitantes em áreas periféricas das cidades.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Letra C
Explicação:
Pois em centros industrializados existem muitas maquinas e industrias, fora os automóveis que circulam naquela região, infelizmente TODOS emitem gás que contribuem para o efeito ESTUFA.
Espero ter ajudado :)
Resposta: (C) a emissão de gases de automóveis e de fábricas aumentam a poluição da atmosfera, intensificando o efeito estufa.
Explicação: O desenvolvimento e o crescimento dos centros urbanos muitas vezes não ocorrem de maneira planejada, ocasionando vários transtornos para quem os habita. Alguns desses problemas são de grandeza ambiental e atrapalham as atividades da vida humana nesses locais. Esses problemas ambientais são causados por diversos fatores antrópicos. Abaixo estão relacionados alguns desses problemas:
Poluição do ar: A poluição atmosférica é causada pela emissão de gases poluentes no ar, como monóxido de carbono (CO), dióxido de carbono (CO2), dióxido de enxofre (SO2), entre outros, causando problemas para a saúde e para o meio ambiente.
Esses gases poluentes são produzidos pelas indústrias e automóveis. Sua concentração na atmosfera causa um fenômeno conhecido como smog, que é uma fumaça ou neblina poluente localizada na superfície das cidades e que pode causar doenças respiratórias.
Fumaça das chaminés das indústrias e dos carros causando poluição do ar
Poluição das águas: A situação dos rios e córregos é preocupante, pois a poluição das águas afeta diretamente a saúde da população. Uma grande quantidade de lixo e esgoto é jogada nos rios, em razão da irresponsabilidade das pessoas, da falta de coleta de lixo e tratamento de esgoto.
Lixo nos rios e córregos
Ilha de calor: É o aumento da temperatura em determinadas partes de uma cidade, na qual a região com maior concentração predial, asfalto, vidros e concreto tem maior temperatura; enquanto que em outra parte da cidade, que tem mais áreas verdes, a temperatura é menor, com variações de até 10° C no mesmo dia.
Inversão térmica: É quando a poluição do ar impede a troca normal de temperatura do ar na superfície, ou seja, o ar frio e pesado (por causa das partículas da poluição) fica em baixo e o ar quente e mais leve fica em cima.
Inversão térmica: partículas de poeira e poluição na superfície
Efeito estufa: Fenômeno causado pelo aumento da temperatura no planeta em virtude dos gases poluentes emitidos pelas cidades. A camada poluente impede que o calor da atmosfera se dissipe. É chamado de estufa, pois o planeta mantém a temperatura aquecida.
Erosão: Causada pelo uso e pela ocupação irregular de áreas de preservação ambiental nas grandes cidades, como encostas, margens de rios, excesso de peso das edificações, compactação do solo, etc.
Chuva ácida: Causada pela poluição do ar, em que os gases poluentes reagem com a água da umidade do ar, ocasionando chuvas com presença de componentes ácidos e prejudicando plantações, edificações, automóveis e o ser humano.
Enchentes e desmoronamento: As chuvas nas cidades podem causar enchentes e desmoronamentos, destruindo edificações e matando pessoas, em razão da ocupação irregular, pois as águas das chuvas não têm para onde escoar.
Falta de áreas verdes: O desmatamento em áreas urbanas causa aumento da temperatura e agrava a poluição do ar.
Poluição visual e sonora: As propagandas excessivas e o barulho alto dos grandes centros podem causar transtornos psicológicos na sociedade.