QUESTÃO 6
O complexo açucareiro na América Portuguesa destacou-se por ser a principal atividade econômica durante o século XVI. As terras localizadas na região nordeste dispunham de solos propícios ao cultivo da cana, além de outras condições necessárias para o desenvolvimento desta atividade. Considerando este contexto analise as asserções abaixo:
I - O modelo da grande propriedade monocultora e escravista implantado por Portugal consagrou o poder dos senhores de engenho, mas nem por isso deixou de azeitar a vida de pequenos e médios proprietários. Entre eles, muitas mulheres. As que não tinham recursos para arrendar terras gravitavam em torno dos engenhos que se formariam desde o início da colonização, como fornecedoras de cana ou mesmo de açúcar.
PORQUE
II – Também havia pequenas proprietárias que lutavam com a qualidade da terra e diversificavam a lavoura tradicional. Já as roceiras pobres plantavam cana com ou sem a ajuda dos escravos da senhora ou do senhor de engenho. Tinham que zelar pelo canavial, limpando-o de duas a quatro vezes por ano, evitando que fosse abafado por ervas daninhas.
DEL PRIORE, Mary. Sobreviventes e guerreiras: uma breve história das mulheres no Brasil de 1500 a 2000. São Paulo: Planeta, 2020.
A respeito das asserções, assinale a alternativa correta:
Alternativas
Alternativa 1:
As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
Alternativa 2:
As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda não é uma justificativa correta da primeira.
Alternativa 3:
A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda é uma proposição falsa.
Alternativa 4:
A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda é uma proposição verdadeira.
Alternativa 5:
As duas asserções são proposições falsas.
Soluções para a tarefa
Respondido por
3
Acerca do ciclo do açúcar no Brasil, é correto afirmar que as duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira. Alternativa 1.
O ciclo econômico açucareiro no Brasil
Por mais que o ciclo econômico açucareiro no Brasil assumisse uma conotação também ideológica, onde os senhores de engenho tinham a responsabilidade por grupos inteiros de escravos e famílias que habitavam suas imediações, algumas pessoas romperam com esse sistema, expressando autonomia em suas atividades.
Abaixo, a análise das asserções:
- I - Correta - Mulheres solteiras, divorciadas ou que fossem consideradas desviadas das normas sociais eram as principais a empreender o trato com a terra e a lucrar com isso, por mais que seu trabalho fosse essencialmente manual;
- II - Correta, justificando corretamente a primeira asserção - Alguns grupos que não trabalhavam nos latifúndios evidenciavam apenas descontentamento com tal sistema de trabalho, desenvolvendo terras de sua propriedade ou alugadas.
Aprenda mais sobre o ciclo açucareiro no Brasil: brainly.com.br/tarefa/15490357
#SPJ1
Anexos:
Perguntas interessantes
Português,
5 meses atrás
Matemática,
5 meses atrás
Inglês,
10 meses atrás
Português,
10 meses atrás
História,
10 meses atrás
As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.