Questão 6 - HISTORIA, CULTURAS E IDENTIDADES (4712)
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Refletindo sobre a relação entre as imagens e a História, analise as seguintes assertivas.
1 - A imagem, seja uma pintura ou uma fotografia, é cheia de significados e significantes, dos quais o historiador se apropria para refletir sobre temáticas
que lhe são pertinentes;
11 - As fotos, que brincam com a escala do mundo, são também reduzidas, ampliadas, recortadas, retocadas, adaptadas, adulteradas;
III - As imagens dão acesso não ao mundo social diretamente, mas sim, visões contemporâneas daquele mundo, o testemunho das imagens necessita ser
colocado no “contexto", ou melhor, em uma série de contextos no plural (cultural, político, material e assim por diante).
Agora responda de acordo com a VERACIDADE das assertivas (Verdadeiro ou Falso).
A) V; F;F
B) F; V; V.
C) F; F; V.
0 D) V; V; F.
O E) V;V; V.
Soluções para a tarefa
Resposta:
v, v, v
Explicação:
Resposta:
V,V,V.
Explicação:
Como pudemos observar nesta unidade, a imagem, seja uma pintura ou uma fotografia, é cheia de significados e significantes, dos quais o historiador se apropria para refletir sobre temáticas que lhe são pertinentes.
.[...] Fotografar é apropriar-se da coisa fotografada. Significa por a si mesmo em determinada relação com o mundo, semelhante ao conhecimento – e, portanto, ao poder. [...] As fotos, que brincam com a escala do mundo, são também reduzidas, ampliadas, recortadas, retocadas, adaptadas, adulteradas. Elas envelhecem, afetadas pelas mazelas habituais dos objetos de papel; desaparecem; tornam-se valiosas e são vendidas e compradas; são reproduzidas.
Nesse sentido, Peter Burke reforça esta colocação de Barthes:
As imagens dão acesso não ao mundo social diretamente, mas sim,
visões contemporâneas daquele mundo [...] o testemunho das imagens
necessita ser colocado no “contexto”, ou melhor, em uma série de
contextos no plural (cultural, político, material e assim por diante)
[...] uma série de imagens oferece testemunho mais confiável do que
imagens individuais [...] no caso de imagens, como no caso de textos,
o historiador necessita ler nas entrelinhas, observando os detalhes
pequenos, mas significativos – incluindo ausências significativas
– usando-os como pistas para informações que os produtores de
imagens não sabiam que eles sabiam, ou para suposições que eles
não estavam cientes de possuir.18