QUESTÃO 6
Em 02 de fevereiro de 2020 foi instalada e inaugurada, na Praia do Meio (Natal- RN), uma estátua de Iemanjá, divindade importante para as religiões de matriz afro-brasileira, tal como a Umbanda e o Candomblé. Essa obra de arte, de autoria do escultor Emanoel Câmara, foi constituída para substituir outra imagem dessa divindade, que ali estava desde ano de 1999, mas que encontrava-se bastante danificada, e, em razão de atos de vandalismo.
Imagem de Iemanjá, do escultor Emanoel Câmara, instalada em fev/2020 em Praia do Meio, Natal -RN.
Considerando o caso aqui expresso e o universo das Religiões e Imaginárias Religiosas, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I. Imagens religiosas são signos que reforçam a reverência às divindades que integram uma tradição religiosa. Entretanto, a destruição dessas por alguém, em hipótese alguma poderá ser dado como ato de intolerância religiosa, isso porque tal condição se faz somente quando um sujeito agride uma pessoa que é de outra fé, não quando esse viola símbolos sagrados com os quais não se identifica.
PORQUE
II. Imagens como a apresentada - de Iemanjá - são monumentos importantes dentro do universo de várias tradições de fé. São monumentos artísticos que reforçam a reverência às divindades que integram crenças. Acrescenta-se que a destruição dessas por alguém, pode configurar ato de intolerância religiosa, isso porque danificar lugares, monumentos e signos religiosos também é ação passível de ser qualificada como crime de natureza religiosa.
Acerca dessas asserções, considere a opção correta.
Soluções para a tarefa
Respondido por
7
Resposta:
Alternativa 4:
A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda, uma proposição verdadeira.
Explicação:
Respondido por
5
Resposta:
alternativa 4
Explicação:
intolerância não é só cometido contra pessoas, mas também contra símbolos
Perguntas interessantes
Matemática,
5 meses atrás
Matemática,
5 meses atrás
Física,
5 meses atrás
Biologia,
6 meses atrás
Música,
6 meses atrás
Português,
10 meses atrás