Questão 6 - Descreva com suas palavras os conceitos de paradoxo e de paródia. Utilize exemplos em suas
respostas.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Paradoxo ou oximoro é uma figura de linguagem caracterizada pela expressão de uma ideia contrastante e contraditória. Contudo, se o enunciado apresenta apenas contraste, ele se configura em uma antítese, portanto, para ocorrer o paradoxo, obrigatoriamente, é preciso haver uma contradição. Desse modo, os paradoxos podem ser verídicos, falsídicos ou condicionais.
oque e paradoxo
O paradoxo é uma figura de linguagem ou figura de pensamento. É chamado também de oximoro ou oxímoro, e consiste na expressão de uma ideia contrastante, isto é, em que há oposição, além de conter em si uma contradição, uma incoerência, por apresentar elementos que se contradizem. Portanto, não basta haver oposição na ideia expressa, os elementos contrastantes precisam também ser contraditórios.
O paradoxo é uma figura de linguagem ou figura de pensamento. É chamado também de oximoro ou oxímoro, e consiste na expressão de uma ideia contrastante, isto é, em que há oposição, além de conter em si uma contradição, uma incoerência, por apresentar elementos que se contradizem. Portanto, não basta haver oposição na ideia expressa, os elementos contrastantes precisam também ser contraditórios.No entanto, a característica do contraditório não invalida o enunciado, pelo contrário, dá a ele a possibilidade de plurissignificar, ou seja, significar mais do que o óbvio, ir além do sentido denotativo. Trata-se, por conseguinte, de uma forma elaborada de expressão, que exige do enunciador e do interlocutor ou receptor um maior conhecimento linguístico e de mundo.
Explicação:
tipos de paradoxo
Paradoxo verídico
É aquele que, com base em um raciocínio lógico correto, leva a resultados improváveis. Como exemplo, citamos o paradoxo do hotel de Hilbert, que afirma: “Mesmo que um hotel com infinitos quartos esteja completamente cheio, ele ainda pode receber mais hóspedes”. A princípio, é paradoxal, contraditória essa afirmação, não é mesmo?
Paradoxo falsídico
É aquele que, com base em um raciocínio falso, leva a resultados incorretos. Como exemplo, citamos o paradoxo do enforcamento inesperado, que ocorre na seguinte situação. Imagine que, no sábado, é decretado que determinado prisioneiro será enforcado na semana seguinte, ao meio-dia, e que o enforcamento acontecerá em um dia inesperado.
Paradoxo condicional
É aquele que depende da relação entre causa e consequência e gera, muitas vezes, um problema de difícil resolução, pois um fato originaria outro, que, por sua vez, originaria aquele, como se pode ver na pergunta: “O que surgiu primeiro, o ovo ou a galinha?”. Se o ovo depende da galinha para existir, e a galinha depende do ovo para existir, o que surgiu primeiro?
Exemplos de paradoxo:
Estamos vivendo uma guerra pacífica.
Estamos vivendo uma guerra pacífica.O prazer é doloroso para aqueles que amam.
Estamos vivendo uma guerra pacífica.O prazer é doloroso para aqueles que amam.Estou cansado de ouvir essas verdades mentirosas.
A sua sinceridade falsa enganava muita gente.
A sua sinceridade falsa enganava muita gente.Não me esquecerei do ódio amoroso que ele sentia por mim.
A sua sinceridade falsa enganava muita gente.Não me esquecerei do ódio amoroso que ele sentia por mim.Ela demonstrava sua humildade arrogante em palavras de suposta sabedoria.
A sua sinceridade falsa enganava muita gente.Não me esquecerei do ódio amoroso que ele sentia por mim.Ela demonstrava sua humildade arrogante em palavras de suposta sabedoria.A covardia do herói nunca mais foi esquecida.
A sua sinceridade falsa enganava muita gente.Não me esquecerei do ódio amoroso que ele sentia por mim.Ela demonstrava sua humildade arrogante em palavras de suposta sabedoria.A covardia do herói nunca mais foi esquecida.A confiança dos céticos é inabalável.
A sua sinceridade falsa enganava muita gente.Não me esquecerei do ódio amoroso que ele sentia por mim.Ela demonstrava sua humildade arrogante em palavras de suposta sabedoria.A covardia do herói nunca mais foi esquecida.A confiança dos céticos é inabalável.O som do silêncio, para algumas pessoas, é perturbador.
A sua sinceridade falsa enganava muita gente.Não me esquecerei do ódio amoroso que ele sentia por mim.Ela demonstrava sua humildade arrogante em palavras de suposta sabedoria.A covardia do herói nunca mais foi esquecida.A confiança dos céticos é inabalável.O som do silêncio, para algumas pessoas, é perturbador.Ela acreditava na vida após a morte
⚠️ATENCAO ⚠️
⚠️ATENCAO ⚠️N COLOQUEI TUDO PQ E MUUITA COISA ,TIPO MUITA COISA MESMO