Questão 6/10 - Planejamento e Gestão Estratégica
Uma das forças competitivas que regem a concorrência é a ameaça de serviços ou produtos substitutos. “Produtos substitutos são aqueles que desempenham a mesma função dos produtos ou dos serviços oferecidos.”
Fonte: SERTEK, Paulo; GUINDANI, Roberto Ari; MARTINS, Tomas Sparano. Administração e Planejamento Estratégico. Curitiba: InterSaberes, 2012.
Com base nos estudos da disciplina, assinale a alternativa que apresenta um exemplo de ameaça de produto ou serviço substituto:
A Uma companhia aérea resolve ingressar no ramo de produção de aeronaves, fabricando-as em concorrência direta com outras fabricantes.
B Uma desenvolvedora de softwares de gestão jurídica viu a concorrente Y agregar aos seus softwares de gestão uma maneira fácil de mudar a cor da interface.
C A empresa ABC descobriu um novo nicho de mercado, a prestação do serviço de sujar ambientes, sem concorrentes de nenhuma espécie.
D O advogado que geria um escritório de advocacia sem ter conhecimento de gestão observa, com receio, o surgimento de profissionais especializados em gestão jurídica.
E O dono de um armazém de secos e molhados vendia somente quiches de abóbora, mas agora se fabricam quiches de mirtilo e ele passou a vender os dois sabores do quitute.
Soluções para a tarefa
D - O advogado que geria um escritório de advocacia sem ter conhecimento de gestão observa, com receio, o surgimento de profissionais especializados em gestão jurídica.
“Ameaça de serviços ou produtos substitutos: as empresas devem prestar mais atenção aos produtos substitutos que estão sujeitos a melhoramento do seu trade off e são produzidos por instituições lucrativas. Produtos substitutos são aqueles que desempenham a mesma função dos produtos ou dos serviços oferecidos. Porter (1986) salienta que a empresa pode se posicionar coletivamente por meio de ações conjuntas contra o substituto. Um produto substituto afeta todas as empresas do setor competitivo de forma muito intensa, pois pode acabar com a linha ou com o produto em si. O exemplo clássico do substituto é a máquina fotográfica digital, que substituiu as máquinas fotográficas tradicionais e os filmes. A necessidade de guardar recordações, bons momentos, é satisfeita com mais qualidade e menor custo pelo sistema digital de fotografia, com o qual as pessoas tiram melhores fotos e só revelam aquelas que realmente ficaram boas, economizando assim o valor das fotos ruins que eram reveladas no sistema de filme.”
A alternativa correta apresenta um serviço substituto. As demais representam simples concorrência (com mesmos produtos ou serviços) ou novo mercado.
Referência: SERTEK, Paulo; GUINDANI, Roberto Ari; MARTINS, Tomas Sparano. Administração e Planejamento Estratégico. Curitiba: InterSaberes, 2012, p. 163.