QUESTÃO 5
Todos nós já ouvimos falar que os hormônio são essenciais para o funcionamento do nosso corpo e que se eles estiverem em alta ou baixa concentração, muitas disfunções podem aparecer. Considere os seguintes hormônios: testosterona, triiodotironina, prolactina e glucagon.
BARBOSA, Carmem Patrícia. Anatomia Humana Aplicada à Educação Física. Maringá - PR:UniCesumar, 2018.
Assinale a alternativa correta em relação às glândulas que os secretam, respectivamente:
Alternativas
Alternativa 1:
Glândula Paratireóide: secreta a epinefrina e a noraepinefrina na corrente sanguínea.
Alternativa 2:
Glândula Tireóide: relaciona-se com o sistema nervoso central e produz o hormônio melatonina.
Alternativa 3:
Glândula hipófise: A adeno-hipófise componente da glândula hipófise secreta triiodotironina (T3).
Alternativa 4:
Glândula Pineal: localizada no hipotálamo, apresenta a função de sintetizar tiroxina (T4) e o glucagon.
Alternativa 5:
Pâncreas: por ser uma glândula mista ele secreta o suco pancreático no duodeno e a insulina e o glucagon na corrente sanguínea.
Soluções para a tarefa
Olá!
A tireoide é uma glândula regulada pelo TSH, produzido na hipófise, responsável pela produção dos hormônios T3 e T4. Quando há uma baixa produção dos hormônios T3 e T4, ocorre o hipotireoidismo, cujos sintomas vão desde p ganho de peso até a fadiga e depressão. Já no hipertireoidismo ocorre o inverso. Há uma lata produção dos hormônios T3 e T4, acelerando o metabolismo e causando taquicardia e perda de peso brusca.
As glândulas paratireoides produzem o hormônio paratireóideo (PTH), cuja função é a regulação da concentração de cálcio no sangue. Já a adenohipófise produz o hormônio do crescimento, responsável pelo crescimento dos indivíduos e pela multiplicação e diferenciação das células.
A glândula pineal está localizada no cérebro e é responsável pela produção da melatonina, que regula o ciclo circadiano.
Logo, a alternativa correta é a 5.