Filosofia, perguntado por steinviana, 1 ano atrás

QUESTÃO 5 Texto 1 – “A erudição associada a piedade e aos demais dotes do bom pastor lhe sejam uma preparação. Ora, aqueles que o Senhor destinou a tão grande oficio, os equipa antes com essas armas que são requeridas para desempenha-lo, de sorte que não venham a ele vazios e despreparados” (Calvino, Joao. As Institutas, 2. Ed. IV.3.11). Para McGrath (2007, p. 67), “uma teologia que toca a mente, deixando de afetar o coração, não é a verdadeira teologia crista”. COSTA, Hermisten Maia Pereira da; LUIZ, Roney de Carvalho. Teologia Sistemática I. Maringá-Pr.: UniCesumar, 2016. Texto 2 - Em São Boaventura vemos uma teologia não-filosófica, uma teologia mística. Quanto a pergunta sobre quem é Deus, ele não responde com as provas de Deus, nem com as explicações de quem seja Deus, e como se podem compreender a Trindade e a encarnação; Boaventura põe ante todo o peso do seu discurso na vida de Cristo. Somente o totalmente aberto a Deus, o humilde, o totalmente pobre, vazio pode ver a luz de Deus, escutar a sua voz no meio da confusão das outras vozes do mundo e iniciar o caminho do seguimento. Segundo Boaventura, para encontrar Deus era preciso: 1) Olhar para a escritura, AT e NT, desde o seu centro, isto é à luz de Cristo. 2) Olhar dentro de nosso coração para o Senhor que, pela virtude do Espírito Santo, habita em cada um de nós. Pois se tu não encontras Cristo em ti, muito menos o encontrarás fora de ti, na Escritura. 3) Ouvir Cristo nos conselheiros, nos irmãos. Encontrar Deus acima de todas as coisas é típico de todas as teologias cristãs, encontrar Deus no próximo é tipico de Boaventura. Fonte: Elaborado pelo professor, 2018. A partir dos textos acima, analise as afirmações abaixo: I. A teologia sem experiência com Deus torna-se exercício intelectual vazio de vida. II. A proposta do Texto 2 é oposta à tese apresentada no Texto 1. III. Os textos 1 e 2 partilham da necessidade de uma teologia unida à espiritualidade. IV. A proposta do texto 2 apresenta uma aproximação cristológica da Teologia da Reforma Protestante. É certo o que se afirma em: Alternativas Alternativa 1: I, II, III Alternativa 2: I, III, IV Alternativa 3: I, II, III, IV Alternativa 4: III, IV Alternativa 5: I, IV

Soluções para a tarefa

Respondido por EduardoPLopes
0

A proposição I é verdadeira de acordo com a análise dos textos, e é compatível tanto com aquilo que é dito no texto I quanto com aquilo que é dito no texto II.


A proposição II é falsa, pois apesar de haver diferenças, não há oposição entre os dois textos. O que ocorre é um foco maior na experiência com Deus no texto II, mas não há uma negação da tese de que é importante estudar, por exemplo.


A proposição III é verdadeira, pois esta ideia está presente tanto no texto I, principalmente no segundo trecho, quanto no texto II.


A proposição IV também é verdadeira, pois o autor ressalta a necessidade de considerar a própria figura do Cristo como critério central a partir do qual a teologia deve ser desenvolvida.


É correta a alternativa 2.

Perguntas interessantes