Português, perguntado por ezequias1997, 2 meses atrás

QUESTÃO 5
Segundo Calichhio (2017), as ciências Fonética e da Fonologia possuem uma conexão, pois são áreas da linguística que se ocupam do mesmo objeto de estudo (os sons da fala humana). Ainda assim, mesmo sendo interdependentes, elas têm maneiras particulares em suas investigações sobre os sons da fala.

CALICCHIO, Fátima Christina. Língua Portuguesa I. Maringá-PR: Unicesumar, 2017.

Diante disso, acerca dessas duas áreas, assinale a opção correta.
Alternativas
Alternativa 1:
O fone é a unidade mínima da Fonologia, enquanto o fonema é a unidade mínima da Fonética.

Alternativa 2:
A Fonética se relaciona com a prosódia e, assim, estabelece regras de ortografia e pronúncia a serem seguidas no uso linguístico.

Alternativa 3:
As duas ciências analisam os sons da linguagem humana de maneira idêntica, visando a descrição dos sons com base na estrutura da língua.

Alternativa 4:
A Fonética trabalha com a organização dos sons dentro do sistema linguístico, enquanto a Fonologia objetiva descrever a articulação dos sons da linguagem no aparelho fonador.

Alternativa 5:
A Fonética trata da descrição das particularidades acústicas e auditivas dos sons da fala, e a Fonologia ocupa-se da estruturação dos sons dentro do sistema linguístico, por meio de suas diferenças e combinações fônicas.


naicordv: alt 5

Soluções para a tarefa

Respondido por monteirorogerio
8

Resposta:

Alternativa 5

Explicação:

A Fonética descreve a fala real de cada pessoa. (Individual)

A Fonologia descreve a estrutura sonora geral da língua. (Social)

Para ser mais didático, peguemos a palavra -Tia-

Dentro de uma transcrição fonética, há 2 possibilidades de pronúncia para essa palavra:

A primeira é a mais comum dentre

todos os sotaques brasileiros, em que a vogal -t- é friccionada, sendo pronunciada como -tch- e dentro da transcrição, fica dessa forma: ['tʃiɐ]. Alguns decendentes de italiano pronunciam a vogal -a- final mais aberta, ficando :['tʃia]

Em alguns sotaques do nordeste, a fricção na consoante -t- não é comum, e a transcrição fonética realiza-se desta forma: ['tiɐ].

No entanto, dentro da fonologia (aqui entra a noção de fonema), todos esses sotaques possuem uma mesma unidade elementar em comum, pois, independente da variação entre os fones [t] ou [tʃ], ou entre [a] e [ɐ] não estaremos diante de uma palavra nova. Ou seja, os fones [t] e [tʃ] são variações de um mesmo fonema, o /t/, e [a] e [ɐ] do fonema /a/. Dentro da transcrição fonológica, independente da forma como se pronuncia a palavra, a transcrição é única e invariável : /tia/.


rebecasophiacavalcan: N é a 4 pq na pág 19 diz que o aparelho fonador é fonética e n fonologia
sutruninger: A alt. 5 é a correta! Pag 19 fala de fonética e pag 35 de fonologia.
Respondido por DecaMaga
0

A alternativa correta é a 5. A fonética e a fonologia são ciências interdependentes. Cabe à fonética descrever os sons da linguagem falada e analisar suas particularidades acústicas e auditivas. Enquanto isso, cabe à fonologia estudar a função que os sons da língua desempenham no sistema de comunicação linguística, sua estruturação, organização e classificação. À fonologia cabe estudar as diferenças fônicas intencionais, assim como as suas combinações.

Interdependentes, fonética e fonologia possuem características próprias

Ferdinand de Saussure foi o primeiro a distinguir fonética de fonologia, em seu curso de linguística geral, em 1975. As duas disciplinas estudam o nível sonoro da linguagem, mas cada uma possui suas particularidades.

Segundo Saussure, a fonética é o ramo da linguística que estuda os sons da fala humana, com métodos das ciências biológicas e físicas. Ela tem interesse pelos efeitos acústicos elementares, produzidos pela articulação dos órgãos fonadores.

Em outras palavras, a fonética estuda os sons da voz humana, analisando suas propriedades físicas, independentemente do seu papel linguístico. A unidade mínima da fonética é o chamado fone (também conhecido como o som da fala).

Por outro lado, segundo Saussure, a fonologia é o ramo da linguística que estuda os sons da fala que funcionam linguisticamente; ou seja, aqueles que causam mudança de significado em determinada língua.

Ou seja, à fonologia cabe estudar as diferenças fônicas intencionais no sistema de comunicação linguística, relacionadas às diferenças de significação.  Ela é a ciência que estuda as regras de pronúncia de um idioma, entre outros assuntos. A unidade mínima da fonologia é o fonema (também conhecido como o som da língua), a menor unidade sonora das palavras.

Em síntese, vale destacar que, para qualquer estudo fonológico, é fundamental usar o conteúdo fonético, articulatório e/ou acústico como ponto de partida.

Aprenda mais sobre linguística, fonética e fonologia em: https://brainly.com.br/tarefa/51228355

#SPJ2

Perguntas interessantes