Ed. Técnica, perguntado por tiagocustodiodacruz, 4 meses atrás

Questão 5. Sabemos que o OEE é composto pelos índices de disponibilidade, performance e qualidade. Se uma empresa está com o índice de performance em 94% e com o índice de qualidade em 99%, é possível que a mesma atinja um OEE de 85% no mês operando com apenas um turno de 8 horas? Justifique sua resposta.

Soluções para a tarefa

Respondido por lmescoito
3

Resposta:

Para alcançar uma disponibilidade de 91% e manter uma OEE de 85% devemos ter elevados tempos de funcionamentos e baixos numeros de paradas para manutenções corretivas desta forma teremos um elavado MTBF. E para termos um baixo MTTR devemos garantir que os equipamentos parem com menos frequência e quando pararem sejam manutenidos menor tempo possível.

Explicação:

O OEE pode ser calculado da seguinte forma:

%OEE = %Disponibilidade. % Performance.%Qualidade\% OEE = \%Diponibilidade.\%Performance.\%Qualidade

Dados  \%Performance = 94\% , \% Qualidade = 99\% para atingirmos um \%OEE = 85\% deveremos ter uma disponibilidade  \% disponibilidade = 91\%, isso implica que para um turno de trabalho com 8 horas. Para atingir uma disponibilidade de 91% . Teríamos que ter uma MTBF de 7 horas e uma MTTR abaixo, em torno de 40 min, de 1 hora. Pois a % disponibilidade é calculado pela seguinte relação:

\% disponibilidade = \frac{MTBF}{MTBF+MTTR}

%disponibilidade = \frac{7}{7+0,7} \\%disponibilidade = 90,9 =91\%\% disponibilidade = \frac{MTBF}{MTBF+MTTR}.100= \frac{7}{7+0,7}.100= 90,9 = 91\%

Onde MTBF Tempo Médio entre falhas (Mean Time Between Failures), Esse indicador consiste basicamente em medir o tempo médio entre uma falha e outra. A forma mais eficiente de administrar esse indicador é aplica-lo a cada equipamento, dessa forma, as ações podem ser aplicadas de forma individual, facilitando as ações. Pode ser obtido da seguinte forma:

MTBF =\frac{soma das h de trab em bom fucio}{n\º de paradas para manut corretiva}

E MTTR Tempo Médio para Reparo (Mean Time To Repair)

. O MTTR é um indicador menor/melhor, ou seja, devemos trabalhar para mantê-lo baixo. Podemos calcular o MTTR como Somatório dos Tempos para Reparo (Tempo Total de Manutenção Corretiva) dividido pelo número total de ações de manutenção corretiva durante um determinado período de tempo.

MTTR = \frac{somatorio dos tempos em reparo}{n\ºinterv realizadas}

Desta forma para alcançar uma disponibilidade de 91% e manter uma OEE de 85% devemos ter elevados tempos de funcionamentos e baixos números de paradas para manutenções corretivas, resultando um elevado MTBF.

Quanto ao indicador MTTR, para mate-lo baixo, devemos garantir que os equipamentos parem com menor frequência e quando pararem sejam manutenidos rápido e com menor tempo possível.  

Respondido por nasultimasdosegundot
1

Resposta:

Explicação:

Considera-se a Disponibilidade como sendo de classe mundial quando maior ou igual 90%.

Considera-se a Performance como sendo de classe mundial quando maior ou igual 95%.

Considera-se a Qualidade como sendo de classe mundial quando maior ou igual à 99,9%.

Multiplicando-se estes indicadores, chega-se a um OEE de 85%, que é considerado como sendo de classe mundial.    Assim, um equipamento que consegue igualar ou superar cada um dos indicadores individualmente, é considerado como sendo um equipamento que possui um desempenho de classe mundial.

Observe que não basta ter OEE de 85% para ser considerado de classe mundial, é necessário que Disponibilidade, Performance e Qualidade alcancem ou superem os valores de referência.

Considere um equipamento que possua Disponibilidade igual a 92%, Performance igual 94% e Qualidade igual 98%:

OEE = 92% * 94% * 98% = 85%.

Apesar do OEE ser de 85%, a Performance e a Qualidade possuem valores abaixo dos valores considerados como sendo de classe mundial.

Apesar de ser uma referência mundial, os processos são diferentes uns dos outros e pode ser que estes valores sejam baixo para algumas empresas ou muito elevado para outras.   Para uma empresa que trabalha com 6Sigma, Qualidade de 99,9% é um valor baixo.

Valor de referência para os indicadores de Performance e Qualidade são definidos sem muito esforço, porém como definir o valor de referência para a Disponibilidade?    A Disponibilidade é afetada pelo tempo e frequência de trocas de produto, pelo tipo de manutenção e outros fatores que estão atrelados ao processo de produção.  Dependendo do processo, pode ser que uma Disponibilidade de 60% seja uma disponibilidade de classe mundial.

Perguntas interessantes