Questão 5. Sabemos que o OEE é composto pelos índices de disponibilidade, performance e qualidade. Se uma empresa está com o índice de performance em 94% e com o índice de qualidade em 99%, é possível que a mesma atinja um OEE de 85% no mês operando com apenas um turno de 8 horas? Justifique sua resposta.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Para alcançar uma disponibilidade de 91% e manter uma OEE de 85% devemos ter elevados tempos de funcionamentos e baixos numeros de paradas para manutenções corretivas desta forma teremos um elavado MTBF. E para termos um baixo MTTR devemos garantir que os equipamentos parem com menos frequência e quando pararem sejam manutenidos menor tempo possível.
Explicação:
O OEE pode ser calculado da seguinte forma:
Dados , para atingirmos um deveremos ter uma disponibilidade , isso implica que para um turno de trabalho com 8 horas. Para atingir uma disponibilidade de 91% . Teríamos que ter uma MTBF de 7 horas e uma MTTR abaixo, em torno de 40 min, de 1 hora. Pois a % disponibilidade é calculado pela seguinte relação:
Onde MTBF Tempo Médio entre falhas (Mean Time Between Failures), Esse indicador consiste basicamente em medir o tempo médio entre uma falha e outra. A forma mais eficiente de administrar esse indicador é aplica-lo a cada equipamento, dessa forma, as ações podem ser aplicadas de forma individual, facilitando as ações. Pode ser obtido da seguinte forma:
E MTTR Tempo Médio para Reparo (Mean Time To Repair)
. O MTTR é um indicador menor/melhor, ou seja, devemos trabalhar para mantê-lo baixo. Podemos calcular o MTTR como Somatório dos Tempos para Reparo (Tempo Total de Manutenção Corretiva) dividido pelo número total de ações de manutenção corretiva durante um determinado período de tempo.
Desta forma para alcançar uma disponibilidade de 91% e manter uma OEE de 85% devemos ter elevados tempos de funcionamentos e baixos números de paradas para manutenções corretivas, resultando um elevado MTBF.
Quanto ao indicador MTTR, para mate-lo baixo, devemos garantir que os equipamentos parem com menor frequência e quando pararem sejam manutenidos rápido e com menor tempo possível.
Resposta:
Explicação:
Considera-se a Disponibilidade como sendo de classe mundial quando maior ou igual 90%.
Considera-se a Performance como sendo de classe mundial quando maior ou igual 95%.
Considera-se a Qualidade como sendo de classe mundial quando maior ou igual à 99,9%.
Multiplicando-se estes indicadores, chega-se a um OEE de 85%, que é considerado como sendo de classe mundial. Assim, um equipamento que consegue igualar ou superar cada um dos indicadores individualmente, é considerado como sendo um equipamento que possui um desempenho de classe mundial.
Observe que não basta ter OEE de 85% para ser considerado de classe mundial, é necessário que Disponibilidade, Performance e Qualidade alcancem ou superem os valores de referência.
Considere um equipamento que possua Disponibilidade igual a 92%, Performance igual 94% e Qualidade igual 98%:
OEE = 92% * 94% * 98% = 85%.
Apesar do OEE ser de 85%, a Performance e a Qualidade possuem valores abaixo dos valores considerados como sendo de classe mundial.
Apesar de ser uma referência mundial, os processos são diferentes uns dos outros e pode ser que estes valores sejam baixo para algumas empresas ou muito elevado para outras. Para uma empresa que trabalha com 6Sigma, Qualidade de 99,9% é um valor baixo.
Valor de referência para os indicadores de Performance e Qualidade são definidos sem muito esforço, porém como definir o valor de referência para a Disponibilidade? A Disponibilidade é afetada pelo tempo e frequência de trocas de produto, pelo tipo de manutenção e outros fatores que estão atrelados ao processo de produção. Dependendo do processo, pode ser que uma Disponibilidade de 60% seja uma disponibilidade de classe mundial.