Geografia, perguntado por thilucas, 1 ano atrás


QUESTÃO 5
Para se entender geograficamente o mundo em que vivemos hoje em suas distintas espacialidades e seus rumos possíveis, numa perspectiva abrangente, articulada, coerente e compreensível, é preciso estabelecer os nexos, as relações socioespaciais entre as informações e os fatos e entre estes e a realidade em escalas adequadas de apreensão e abordagem, desde o espaço mais imediato da vida cotidiana, do lugar ou do local, ao mais abrangente, o global, identificando as articulações entre essas instâncias espaciais e as intermediárias, suas hierarquias, subordinações, permanências, resistências, insubordinações, possibilidades, tendências, mudanças.

Revista Ensino de Geografia. Disponível em: . Acesso em: 10 jun. 2018.

Contudo, é comum ouvir questionamentos relacionados ao porquê de se estudar Geografia ou ainda às suas práticas metodológicas, ou seja, porque se ensina Geografia desta forma. Partindo desse pressuposto e levando em consideração a trajetória da construção da Geografia, todas as alternativas abaixo estão corretas, com EXCEÇÃO de:


Alternativas
Alternativa 1:
A Geografia se apresenta como ciência que se preocupa em estudar as relações entre homem e natureza.

Alternativa 2:
A abordagem dos conteúdos geográficos realiza-se por meio de um currículo que foi historicamente construído.

Alternativa 3:
A consolidação de um entendimento a respeito da relevância dos estudos geográficos se faz de suma importância.

Alternativa 4:
A efetivação da relação de ensino e aprendizagem em Geografia torna-se necessária para se pensar e compreender o mundo contemporâneo.

Alternativa 5:
Grande parte do desinteresse pela ciência geográfica é decorrente da falta de interesse dos alunos, que vivem em um mundo de informações constantes, onde a Geografia é inútil.

Soluções para a tarefa

Respondido por Sabrinaalmeid4
13

Olá,

Alternativa 5:

Grande parte do desinteresse pela ciência geográfica é decorrente da falta de interesse dos alunos, que vivem em um mundo de informações constantes, onde a Geografia é inútil.

Claramente vivemos em um mundo onde a geografia se faz cada vez mais importante.ela nos auxilia a compreendermos as relações do homem com a natureza e também a historicidades dos acontecimentos, nos fazendo mais aptos de compreender o mundo.

Assim mesmo que haja muitas informações nos dias de hoje, elas muitas das possuem mais desinformação do que a real informação a respeito dos aspectos humanos, sociais, políticos e ambientais de todo o mundo, sendo necessário para sermos ser pensante.

Perguntas interessantes