QUESTÃO 5
Os diversos documentos históricos são essenciais para a atividade de docência em História. O uso deles em sala de aula é ação que permite que os alunos compreendam como as narrativas históricas se fazem sólidas e confiáveis. Abaixo temos o fragmento de um documento:
Art. 2o Toda mulher, independentemente de classe, raça, etnia, orientação sexual, renda, cultura, nível educacional, idade e religião, goza dos direitos fundamentais inerentes à pessoa humana, sendo-lhe asseguradas as oportunidades e facilidades para viver sem violência, preservar sua saúde física e mental e seu aperfeiçoamento moral, intelectual e social.
Art. 3o Serão asseguradas às mulheres as condições para o exercício efetivo dos direitos à vida, à segurança, à saúde, à alimentação, à educação, à cultura, à moradia, ao acesso à justiça, ao esporte, ao lazer, ao trabalho, à cidadania, à liberdade, à dignidade, ao respeito e à convivência familiar e comunitária.
§ 1o O poder público desenvolverá políticas que visem garantir os direitos humanos das mulheres no âmbito das relações domésticas e familiares no sentido de resguardá-las de toda forma de negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão.
§ 2o Cabe à família, à sociedade e ao poder público criar as condições necessárias para o efetivo exercício dos direitos enunciados no caput.
Disponível em: Acesso em: 28 Jul. 2018.
Os artigos são fragmentos da Lei 11.340/07 de agosto de 2006, nominada também de “Lei Maria da Penha”. A mesma é um documento aos pesquisadores e docentes em História. As frases abaixo trazem postulados sobre tal tipo de fonte e consideram aspectos do uso desta nos domínios e ofícios dos historiadores. Leia as mesmas e considere “V” às verdadeiras e “F” às falsas.
( ) O excerto acima é parte integrante de uma Lei nacional de proteção às mulheres. E este é classificado como documento textual de natureza não oficial, pois ele foi constituído por mulheres comuns.
( ) O excerto acima integra uma Lei nacional de proteção às mulheres. O mesmo, no campo da história, é classificado como documento textual de natureza oficial, pois trata-se de um posicionamento do poder público frente ao universo feminino brasileiro e suas demandas.
( ) O documento embasaria discussões e investigações de um historiador que quisesse abordar as políticas públicas contemporâneas às mulheres.
( ) Um professor que estivesse trabalhando o tema “Dia Internacional das Mulheres” poderia tomar esta lei como fonte única para discutir a situação das mulheres brasileiras na atualidade. Outras fontes, para mostrar certas fragilidades e lacunas em torno do universo feminino contemporâneo, não precisam ser contempladas.
( ) Um professor que estivesse trabalhando o tema “Dia Internacional das Mulheres” poderia tomar esta lei como fonte para discutir a situação das mulheres brasileiras. Entretanto, ele poderia também fazer uso de matérias jornalísticas que diariamente denunciam violências praticadas contra as mulheres. Com tal procedimento mostraria o distanciamento ainda existente entre as leis e as práticas sociais.
A sequência correta é:
Alternativas
Alternativa 1:
V, V, F, F, F.
Alternativa 2:
F, F, V, V, V.
Alternativa 3:
V, F, V, F, F.
Alternativa 4:
F, V, F, V, F.
Alternativa 5:
F, V, V, F, V.
Soluções para a tarefa
Respondido por
4
Oi,
Alternativa 5: F, V, V, F, V.
De acordo com a lei, notamos que mulheres e homens independente da cor, raça ou etnia possuem os mesmos direitos. Assim quando trabalhamos o direito da mulher dentro da escola temos que demonstrar que perante a lei somos todos iguais.
Mas usar o artigo como única referência é uma atitude incorreta pois a realidade é bem diferente do que o estudo prediz, a violência contra a mulher está em constante crescimento e isso mostra que o que diz na lei é bonito, mas que é necessário fazer muito mais.
Respondido por
1
alternativa E ou 5) F, V, V, F e V.
Perguntas interessantes