Questão 5: “Observando a Avaliação da Aprendizagem, Luckesi apresenta que a "ótica operacional implica em compreender o ato de avaliar como um modo de acompanhar a qualidade de um determinado curso de ação e, se necessário, intervir, tendo em vista o seu sucesso. Nesse contexto, a avaliação é um recurso subsidiário da ação. Ela alia-se e serve ao projeto de ação, tendo em vista mostrar seus efeitos positivos, suas fragilidades, assim como as necessidades de correção, caso se deseje chegar aos resultados previamente definidos. A avaliação, nessa perspectiva, é uma aliada necessária do projeto e da sua gestão , enquanto recurso que investiga a qualidade dos resultados que estão sendo obtidos com os investimentos realizados e, se necessário, subsidiando correções de rumo.” ✅Assim podemos afirmar que Avaliação da Aprendizagem se pauta em três pilares que são:
Avaliação válida, confiável e justa, denotando objetivos de aprendizagem coerentes com os resultados pretendidos.
Avaliação somativa e diagnóstica apenas. É necessária a compreensão do início e fim do processo de aprendizagem dos educandos.
Avaliação estratégica, somativa e estática, dessa maneira não viabiliza o processo de observação da aprendizagem dos alunos.
Avaliação formativa, estruturada e curricular, pois nem todos os alunos necessitam do desenvolvimento de habilidades e competências, conforme expressas na BNCC.
Avaliação diagnóstica, formativa e motivacional, pois com esses pilares o processo de ensino e aprendizagem se torna pouco eficaz.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Avaliação válida, confiável e justa, denotando objetivos de aprendizagem coerentes com os resultados pretendidos.
Explicação:
RESPOSTA CORRETA: Avaliação válida, confiável e justa, denotando objetivos de aprendizagem coerentes com os resultados pretendidos.
A alternativa correta é a primeira "Avaliação válida, confiável e justa, denotando objetivos de aprendizagem coerentes com os resultados pretendidos.". A forma que avaliamos nossos alunos é fundamental para que possamos de fato entender se o mesmo compreendeu ou não o assunto abordado em sala de aula.
Existem diferentes maneiras de avaliar o nível de conhecimento dos alunos, mas uma realidade é que o modo de avaliação presente atualmente na maioria das escolas é extremamente falho pois não mede de fato o conhecimento do aluno, mas sim sua capacidade de memorização e repetição.