Questão 5 - O desenvolvimento das grandes cidades e a consequente concentração populacional nos centros urbanos geraram mudanças importantes no comportamento dos indivíduos em sociedade. No poema de Mário de Andrade abaixo, publicado na década de 1940, a vida na metrópole aparece representada pela contraposição entre *
Imagem sem legenda
(a) a solidão e a multidão.
(b) a carência e a satisfação.
(c) a mobilidade e a lentidão.
(d) a amizade e a indiferença.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Letra A
No início do poema, nota-se que o eu lírico contrasta o início de sua viagem no bonde; ele estava sozinho e, logo depois, sobe mais um passageiro. Como os versos são sintéticos e sem descrição detalhada das ações, característica do Modernismo da 1ª fase, ao final do verso, após a movimentação da viagem, o eu lírico alude à vida urbana, ao dizer que o bonde já está cheio de passageiros.
No poema de Mário de Andrade, a resposta correta é a letra A. Observa-se a presença de palavras mostrando o contraponto de viver em uma metrópole com multidões, porém com o sentimento de solidão.
O poeta Maria de Andrade (1893)
Mario de Andrade foi um escritor brasileiro, que pertenceu à Primeira fase do Modernismo e organizou a Semana de Arte Moderna de 1922.
Dentre seus trabalhos estão:
- Romances
- Poemas
- Críticas
- Contos
- Crônicas
No poema publicado em 1940, Mario de Andrade demonstra sua solidão, contrapondo o contexto da metrópole possuir uma população grande. As palavras como "ninguém" e "cheio" evidenciam isso.
Entenda mais sobre Mário de Andrade aqui:
https://brainly.com.br/tarefa/52546403
#SPJ2