QUESTÃO 5 Há mais de uma década, em fevereiro de 2005, entrava em vigor o Protocolo de Kyoto. Na ocasião, o documento que havia sido aprovado oito anos antes, durante uma conferência internacional da ONU, adquiria valor jurídico para os 141 países que o ratificaram. Adaptado de Fundação Grupo Boticário de proteção a Natureza.. Disponível em: . Acesso em: 20 mai. 2018. Considerando o fragmento de texto acima sobre o protocolo de Kyoto é correto afirmar que: Alternativas Alternativa 1: O Brasil ratificou o Protocolo somente em 23 de julho de 2012. Alternativa 2: Atualmente, 100 países já ratificaram o Protocolo de Kyoto, representando 44,2% das emissões. Alternativa 3: A maior parte das nações industrializadas deveriam reduzir as emissões, até 2012, a níveis 5% superiores aqueles registrados em 1990. Alternativa 4: Os recursos energéticos não renováveis, tais como os combustiveis fósseis, afetam o aquecimento global, visto que contribuem com a redução do aumento da concentração de carbono na atmosfera e acúmulo de CO2 nos oceanos. Alternativa 5: O Protocolo de Kyoto foi um grande avanço para o combate às mudanças climáticas. O documento estabelecia metas específicas e obrigatórias de redução de GEEs para os países industrializados, considerados os principais responsáveis pelas mudanças no clima global.
Soluções para a tarefa
Resposta:
CORRETA a Alternativa 3: A maior parte das nações industrializadas deveriam reduzir as emissões, até 2012, a níveis 5% superiores aqueles registrados em 1990.
Explicação:
I. FALSO, vide p. 124 do livro. “O Brasil ratificou o Protocolo em 23 de agosto de 2002.”.
II. FALSO, vide p. 124 do livro. “Atualmente, 121 paises ja ratificaram o Protocolo de Kyoto, representando 44,2% das emissoes.”.
III. VERDADEIRO, vide p. 123 do livro. “Esse protocolo define que os paises industrializados reduziriam em pelo menos 5,2% suas emissoes combinadas de gases de efeito estufa em relacao aos niveis de 1990 ate o periodo entre 2008 e 2012.”
IV. FALSO, pois eles contribuem com O AUMENTO e não, “com a redução do aumento”.
V. FALSO, pois o documento é de adesão voluntária. “O documento estabelecia metas específicas e obrigatórias de redução de GEEs”
Essas metas são voluntárias, conforme pode ser visto no trecho seguinte: “Durante o primeiro período de compromisso, entre 2008-2012, 37 países industrializados e a Comunidade Europeia comprometeram-se a reduzir as emissões de gases de efeito estufa (GEE) para uma média de 5% em relação aos níveis de 1990. No segundo período de compromisso, as Partes se comprometeram a reduzir as emissões de GEE em pelo menos 18% abaixo dos níveis de 1990 no período de oito anos, entre 2013-2020. Cada país negociou a sua própria meta de redução de emissões em função da sua visão sobre a capacidade de atingi-la no período considerado.” Disponível em: mma gov br
"O aumento das emissões dos países em desenvolvimento
Um dos fatores alegados pelos Estados Unidos para a não ratificação do Protocolo de Quioto foi a inexistência de metas obrigatórias de redução das emissões de gás carbônico para os países em dese
nvolvimento.
Apesar de não serem obrigados a cumprir metas de redução, tais países já respondem por quase 52% das emissões de CO² mundiais e por 73% do aumento das emissões em 2004. "
Apesar de não ser um site muito confiável para pesquisas acadêmicas, mas neste trecho de “wikipedia” também pode ser visto que o Protocolo de Kioto não foi obrigatório.
OBS.: Não pude acrescentar os endereços completos dos sites, mas e fácil encontra-los usando os trechos que pus aqui.