QUESTÃO 5 FONTE: IORI (2021) A figura apresenta uma noção da pirâmide tributária no Brasil. Na base da pirâmide, está quem é tributado mais e no topo é tributado menos. No cume, estão a renda e patrimônio; embaixo, consumo e produção. Essa pirâmide tributária é extremamente prejudicial para a produtividade da economia brasileira, sobretudo nesse momento de crise (a partir da pandemia do coronavírus). Por quê? Porque ao tributar mais consumo e produção, você está tributando os setores que hoje vão sofrer mais com a parada súbita da economia no país. IORI, Carla Fabiana de Andrade Gonçalves. Cenários Econômicos. Maringá-Pr: Unicesumar, p.44. A pirâmide sugere uma reformulação no sistema tributário brasileiro. Essa prática pode ser pensada como uma modificação na política Alternativas Alternativa 1: fiscal. Alternativa 2: cambial. Alternativa 3: creditícia. Alternativa 4: antitruste. Alternativa 5: monetária.
Soluções para a tarefa
Respondido por
5
Essa é uma transformação fiscal (alternativa 1).
Mudanças fiscais alteram a forma de se tributar no país, no caso do Brasil, onde a maior tributação se da no consumo e na produção, surgem problemas como maior cobrança de impostos sobre os mais pobres.
A taxação dos processos produtivos também acarreta problemas gravíssimos como o desestimulo para o empreendedorismo.
A cobrança de impostos sobre a renda e patrimônio são complicadas pois os mais ricos conseguem usar muito mais saídas para evitar o pagamento.
Espero ter ajudado!
Perguntas interessantes