História, perguntado por keilasantos26, 4 meses atrás

QUESTÃO 5
Durante o século XVI foi comum a presença de “visitantes” estrangeiros nas terras brasílicas portuguesas. Muitas informações que possuímos dos costumes gentílicos desta época foram registradas por estes “visitantes” e nos ajudam a compreender um pouco da cultura dos ameríndios neste momento sob a visão do europeu. Neste âmbito, Lery (2007) pontua:

“A cerimônia matrimonial é a seguinte: quem quer ter mulher, seja viúva ou donzela, indaga de sua vontade e em seguida dirige-se ao pai ou na falta dele, ao parente mais próximo, para pedi-la em casamento. Se lhe respondem afirmativamente leva consigo a noiva como legítima mulher sem que se lavre nenhum contrato [...] Note-se que sendo a poligamia permitida podem os homens ter quantas mulheres lhes apraz e quanto maior o número de esposas mais valentes são considerados, o que transforma o vício em virtude”. (LERY, 2007, p. 223).

LERY, Jean de. Viagem a Terra do Brasil. Belo Horizonte: Editora Itatiaia, 2007.

​A partir da interpretação documental e do contexto referido, analise as afirmações a seguir:

I – Um dos costumes gentílicos condenáveis e repudiados pelos homens da Companhia de Jesus foram as relações poligâmicas entre os indígenas. Os religiosos também lutavam contra os amancebamentos que se manifestavam a partir do envolvimento afetivo entre os europeus e as mulheres nativas.
II – A partir da interpretação do excerto documental, observamos que o homem indígena questionava primeiramente a sua pretendida, para depois pedir a permissão do pai ou de algum membro da família para unir-se em matrimônio.
III – Se uma mulher perdesse seu companheiro em um conflito intertribal, a mesma precisava manter-se sozinha até o fim da sua vida, ficando impedida de casar-se novamente e tendo que criar seus filhos com a ajuda de um parente mais próximo.
IV- Para identificar se um índio de uma aldeia era um exímio guerreiro era só verificar a quantidade de nomes que foram adicionados ao seu, ou mesmo se este tinha várias mulheres como suas esposas.

Está correto apenas o que se lê em:
Alternativas
Alternativa 1:
I e III.

Alternativa 2:
II e IV.

Alternativa 3:
I, II e III.

Alternativa 4:
I, II e IV.

Alternativa 5:
II, III e IV.

Soluções para a tarefa

Respondido por maarigibson
5

A alternativa correta sobre os costumes indígenas é a alternativa 4 - I, II e IV são verdadeiras.

De acordo com o texto, era necessário indagar primeiro a mulher se era seu desejo casar-se, para depois buscar a aprovação do pai ou do parente mais próximo.

Isso servia tanto para donzelas quanto para viúvas, por isso a afirmativa III é falsa, pois fala que as viúvas deveriam ficar para sempre sozinhas.

Respondido por brasileiroswar86
3

Resposta:

Alternativa 4

Explicação:

I, II e IV.

Perguntas interessantes