ENEM, perguntado por ronaldosilva84559322, 10 meses atrás

QUESTÃO 5
“De um só golpe Espinosa (2007) libera o intérprete da Escritura de dois problemas: o da pluralidade de sentidos que os mesmos temas recebem na Escritura, subordinando-a a universalidade conceitual deduzida dos textos; e o problema da aparente irracionalidade de vários dos ensinamentos da Escritura” (ZABATIERO, 2016, p. 85). A abordagem de Espinosa contribuiu amplamente para o conceito atual de exegese, no entanto, de acordo com o livro texto, algumas dificuldades são enfrentadas no método espinosiano (p. 87), sendo assim, analise as afirmações abaixo em relação às dificuldades encontradas no método de Espinosa:

I. Exigir um domínio total da língua hebraica.
II. Exigir a história de todas as variações pelas quais passaram os livros da Escritura, a maior parte das quais nos são desconhecidas.
III. Não possuímos certos livros na língua em que foram escritos originalmente.

A partir do conceito apresentado pelo autor, é correto o que se lê em:

Soluções para a tarefa

Respondido por jessicaamandabh21
8

Resposta:

I, II,III estão corretas pag. 87 e 88


warleyfds: otimo
Respondido por larissamagrani
0

Os escritos de Spinoza apresentam certas dificuldades para serem compreendidos, pois pressupõem entendimento de línguas e sistematização de silogismos (V-V-V).

Para Baruch Spinoza, filósofo moderno, a concepção de Natureza, Deus, ou "atributos" leva o homem a conhecer e a desfrutar da sua liberdade, que é um modo de Deus.

I. Segundo o filósofo holandês, tudo é Deus. Portanto, acredita-se em um panteísmo. Spinoza concebe que Deus é onipresente, imanente e governa tudo, sendo o homem a sua ramificação. Assim, para que haja liberdade, o homem deve agir conforme a Natureza e a Deus, senão ele estaria no estado de servidão.

A liberdade do homem é necessária e instituída pela Natureza. Logo, não há liberdade sem a existência dos atributos divinos e a liberdade é determinada, moldada e concebida através das vontades de Deus.

II e III. Spinoza utiliza de escritos bíblicos e palavras escritas no Latim e no Hebraico e tais livros são de difícil acesso.

Saiba mais sobre Spinoza em: brainly.com.br/tarefa/31796880

Anexos:
Perguntas interessantes