Filosofia, perguntado por Usuário anônimo, 10 meses atrás

QUESTÃO 5
Capitalismo é um sistema econômico baseado na propriedade privada dos meios de produção e sua operação com fins lucrativos. O trabalho assalariado é uma das principais características desse sistema socioeconômico. Os trabalhadores proletariados tem o direito por lei de receber uma remuneração em troca da sua força de trabalho. No sistema capitalista contemporâneo, os proletários representam a grande maioria, que dependem dos salários pagos fixamente pelos capitalistas donos das propriedades privadas e meios de produção. As economias de mercado existiram sob muitas formas de governo, em diferentes momentos históricos.

BERTTI, A. C. M. F.; CUNHA, M. C. A. B. Fundamentos Históricos e Teórico-Metodológicos do Serviço Social.
Maringá: UniCesumar, 2016. (Adaptado)
.

Considerando as afirmações acima assinale a alternativa correspondente ao período de início do capitalismo industrial. ​

Alternativas
Alternativa 1:
Século XVIII, quando ocorreu a Primeira Revolução Industrial na Inglaterra.

Alternativa 2:
Século XV, quando o controle estatal da economia tornou-se a base do mercantilismo.

Alternativa 3:
Século XVII, com o evento das grandes navegações e disputa entre Espanha e Portugal por territórios.

Alternativa 4:
Séculos XIX, quando ocorre expansão de multinacionais e fusões entre capital bancário e capital industrial.

Alternativa 5:
Século IX quando a produção feudal era auto suficiente posto que se destinava ao consumo local de seus habitantes e não às trocas comerciais.

Soluções para a tarefa

Respondido por EduardoPLopes
7

É correta a alternativa 1.

Não existe capitalismo (em sentido estrito) sem o livre mercado, de modo que, apesar do Mercantilismo e as Grandes Navegações terem sido responsáveis pelo acúmulo de capitais que permitia, séculos mais tarde, a industrialização e a ascensão do sistema capitalista de produção, não existia capitalismo propriamente dito até o final do Século XVIII.

Com o pioneirismo inglês, aquele país rapidamente se torna um importante centro produtivo e econômico europeu, de modo que as suas lucrativas práticas passam a ser "imitadas" em outros países do mundo e o capitalismo se expande.

Perguntas interessantes