QUESTÃO 5
A respeito do teorema de Norton (SPERANDIO,2019) afirma que: um circuito equivalente pode ser utilizado como substituto para um circuito linear de dois nós. Este circuito equivalente é constituído por uma fonte de corrente colocada em paralelo com um resistor e a forma para determinar o valor da corrente e da resistência é equivalente ao método de Thévenin.
Considerando o texto apresentado e seus conhecimentos referentes ao teorema de Norton, avalie as afirmativas a seguir:
I. Um dos passos para aplicar o teorema de Norton é determinar a tensão de Norton como a tensão de curto-circuito através dos terminais.
II. Um dos passos para aplicar o teorema de Norton é realizar a determinação da resistência de Norton como a resistência vista entre os terminais do circuito, com todas as fontes anuladas.
III. Um dos passos para aplicar o teorema de Norton é remover temporariamente a porção do circuito que não será substituída pelo equivalente de Norton, marcando os nós da porção restante.
IV. Um dos passos para aplicar o teorema de Norton é construir o circuito equivalente, observar a polaridade adequada para a fonte de corrente de Norton e recolocar a porção do circuito que foi removida.
É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1:
I e IV, apenas.
Alternativa 2:
II e III, apenas.
Alternativa 3:
III e IV, apenas.
Alternativa 4:
I, II e IV, apenas.
Alternativa 5:
II, III e IV, apenas.
Soluções para a tarefa
Resposta: Alternativa 5( II,III e IV)
Explicação:
De acordo com o texto do enunciado da questão e o conceito do teorema de Norton, temos que as afirmativas corretas são: II, III e IV, apenas. Alternativa 5.
Considerando o teorema de Norton, temos que as afirmativas são:
I. Incorreta. A aplicação do teorema de Norton não possui como um de seus passos fundamentais a determinação da tensão de Norton.
II. Correta. Para a adequada aplicação do teorema de Norton é preciso que ocorra a determinação da resistência de Norton.
III. Correta. Outro passo para a aplicação do teorema de Norton envolve a remoção temporária da porção de circuito não substituída pelo equivalente de Norton.
IV. Correta. Na aplicação do teorema de Norton também ocorre a construção do circuito equivalente e a observação da polaridade da fonte de corrente de Norton.
Bons estudos!