QUESTÃO 5
A função do treinador no esporte existe há muito tempo. De acordo com documentos históricos, esta função sempre esteve presente em práticas esportivas primitivas de diversas civilizações. No entanto, na primeira metade do século XX o treinador ainda não tinha destaque e a atividade do atleta não ocorria de forma sistematizada e formalizada. O treinador no esporte, tal qual como conhecemos, começou a ser valorizado a partir da revolução industrial, após a segunda Guerra Mundial (GOMES, 2018).
GOMES, A. C. O treinador no esporte de alto rendimento. Revista Brasileira de Fisiologia do Exercício, v. 17, n. 4, 2018. [p. 195]. [adaptado].
Com base no texto acima exposto e em Resende (2018), assinale “V” para as afirmações verdadeiras e “F” para as afirmações falsas a seguir em relação ao contexto histórico da intervenção do treinador:
I. ( ) A preparação para ser treinador de alto rendimento, exige o domínio de conhecimentos que lhe permitam “digerir” todo o manancial de informação que os seus colaboradores lhe trazem para, assim, tomar as decisões mais adequadas.
II. ( ) O treinador é o responsável por coordenar uma equipe de especialistas que pode contar com assistentes técnicos, preparadores, fisioterapeutas, analistas de desempenho, entre outros profissionais.
III. ( ) Os treinadores, majoritariamente, emergiram do interior da própria atividade como antigos atletas, fazendo uso do seu conhecimento e de suas habilidades práticas, adquiridas durante o tempo em que competiam.
IV. ( ) A produção de manuais que se referiam aos métodos de treino, à psicologia, à ajuda ergogênica e à dieta tiveram importante papel no processo inicial de desenvolvimento e entendimento dos treinadores em relação aos avanços no processo de treino.
V. ( ) O período científico, ou de sistematização, onde multiplicaram-se os laboratórios de pesquisa científica nas áreas biológicas e promoveu-se novas concepções de treino, fez com que se sobressaísse a figura do treinador como líder do processo de treino (especialmente em países do leste europeu).
As afirmações I, II, III, IV e V são, respectivamente:
Alternativas
Alternativa 1:
V, F, F, V, V.
Alternativa 2:
V, V, V, F, V.
Alternativa 3:
V, V, V, V, F.
Alternativa 4:
F, V, V, V, F.
Alternativa 5:
V, V, V, V, V.
Soluções para a tarefa
Resposta: V, V, V, V, V.
Explicação: Livro iniciação esportiva paginas 60 e 61.
Como consequência, a preparação para ser treinador de elevado rendimento, um líder de um processo de treino, exige o domínio de conhecimentos que lhe permitam “digerir” todo o manancial de
informação que os seus colaboradores lhe trazem para, assim, tomar as decisões mais adequadas. (pag 61)
Com a crescente exigência competitiva e os montantes econômicos envolvidos, a direção do processo de treino de alto rendimento é liderado
por um treinador que reúne uma equipe de especialistas sob as suas ordens. Podemos enumerar como exemplo: os assistentes diretos do treinador em campo, depois, os que colaboram de forma mais indireta, como o médico e o fisioterapeuta, ou o estatístico e o scouter (técnico cuja missão é observar a equipe adversária), entre outros profissionais que cuidam para que nada falte aos atletas na busca da sua melhor performance. (pag 61)
Os treinadores, genericamente, emergiram do interior da própria atividade como antigos atletas, fazendo uso do seu conhecimento e de suas habilidades práticas, adquiridas durante o tempo em que estiveram eles próprios em competição. (pag 60)
A produção de manuais que se referiam aos métodos de treino, à psicologia, à ajuda ergogênica e à dieta ajudaram a entender a evolução do processo de treino. (pag 60)
Esta fase da evolução do esporte denomina-se de período científico (TUBINO, 1987), ou de sistematização (MANSO, VALDIVIESO; CABALLERO,
1996), em que se multiplicam laboratórios de pesquisa científica nas áreas biológicas e se promovem novas concepções de treino. Seguindo esta evolução científica, sobressai a formação de treinadores em uma base nacional, colocando estes profissionais como personagens centrais no processo de treino, essencialmente nos países do Leste Europeu. (pag 61)