Direito, perguntado por anacmartins1909, 10 meses atrás

Questão 5/5 - Processo Eletrônico
Não se pode afirmar que todos os sistemas informáticos estarão disponíveis 24 horas por dia, 7 dias por semana. Diz-se que errar é humano, mas as máquinas também erram — ou falham.


O processo eletrônico está ciente da imperfeição da ciência humana e dos mecanismos de peticionamentos, por isso, criou soluções para evitar que eventuais falhas comprometam a prestação jurisdicional.


Entre os mecanismos adotados pelo processo eletrônico em face de possíveis falhas estão:

I - O profissional que perder prazo em decorrência de vírus em seu computador pessoal terá direito a estorno do prazo.

II - Se um defeito de sistema acarreta prejuízo ao profissional, este pode requerer prorrogação de prazo para o ato que deveria praticar, fundamentando e comprovando justa causa.

III - Se o sistema do Poder Judiciário se tornar indisponível por motivo técnico, o prazo fica automaticamente prorrogado para o primeiro dia útil seguinte à resolução do problema.

IV - Se um defeito de informática acarreta prejuízo específico a um profissional, este obterá prorrogação de prazo para o ato que deveria praticar, independentemente de prova.

Tendo analisado as assertivas acima, marque a alternativa que apresenta apenas as assertivas corretas:



A
III e IV.

B
II e III.

C
I, II e III.

D
I e II.

E
I e IV.

Soluções para a tarefa

Respondido por anaclaudiamarp7ptbh
6

Resposta: B - II e III.

Explicação:

“Se o Sistema do Poder Judiciário se tornar indisponível por motivo técnico, o prazo fica automaticamente prorrogado para o primeiro dia útil seguinte à resolução do problema.” (Art. 10, § 2º, da Lei 11.419/2006.)

Se um defeito de sistema acarreta prejuízo ao profissional, este pode requerer prorrogação de prazo para o ato que deveria praticar, fundamentando e comprovando justa causa. (Art. 183, CPC-1973.)

Se o problema for exclusivo e individualmente do profissional, como vírus de computador, falta de pagamento do provedor de internet etc., não se pode falar de prorrogação de prazo, pois trata-se de ônus exclusivo do profissional, que deve se cercar de todos os cuidados quanto a esses fatos.

(DUMAS, Márcio Nicolau. Processo eletrônico. In: VENERAL, Débora Cristina (org.). Juizados especiais, processo de conhecimento e processo eletrônico. 2. ed. Curitiba: InterSaberes, 2017, p. 304-307).

Respondido por Cilo
2

Resposta:

LETRA B

Explicação:

APOL 100%

Perguntas interessantes