Questão 5/5 - Processo Decisório
“No universo das decisões organizacionais, a maior parte dos objetivos a serem alcançados e dos problemas que exigem solução não pode ser completamente antecipada. Haverá situações reais em que o decisor não terá meios para saber quais alternativas devem ser seguidas porque as situações não podem ser previstas. Para estes casos, o decisor deve elaborar as soluções possíveis, o que implica dizer que ele precisa construir um modelo de decisão; isso requer aplicar integralmente o processo decisório em alguns passos.” (CRUZ, Eduardo Picanço; BARRETO, Cesar Ramos; FONTANILLAS, Carlos Navarro. O Processo Decisório nas Organizações. Curitiba: InterSaberes, 2014.)
De acordo com o contexto abordado, analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa que apresenta tais passos:
A Descartar o objetivo ou o problema; eliminar alternativas; prever as consequências de cada alternativa; escolher a melhor alternativa.
B Identificar claramente o objetivo ou o problema; eliminar alternativas; descartar as consequências de cada alternativa; escolher a melhor alternativa.
C Identificar claramente o objetivo ou o problema; criar alternativas; prever as consequências de cada alternativa; escolher a melhor alternativa.
D Identificar claramente o objetivo ou o problema; criar alternativas; prever as consequências de cada alternativa; centralizar as informações.
E Identificar claramente o objetivo ou o problema; não apresentar alternativas; prever as consequências das decisões escolhidas; descartar o problema.
Soluções para a tarefa
resposta correta letra C
Identificar claramente o objetivo ou o problema; criar alternativas; prever as consequências de cada alternativa; escolher a melhor alternativa.
Olá!
O processo decisório, essencialmente dinâmico, é formado por um conjunto de comportamentos complexos mediados por pares opostos expressos em comportamentos conscientes e inconscientes.
Decidir é um conjunto de atos, de possíveis afirmações que o tomador de decisão deve fazer ou estabelecer para chegar à seleção de uma alternativa, mantendo uma certa coerência com axiomas prefixados.
Haverá situações reais em que o decisor não terá meios para saber quais alternativas devem ser seguidas, por isso deve elaborar um modelo de decisão em alguns passos que são:
C) Identificar claramente o objetivo ou o problema; criar alternativas; prever as consequências de cada alternativa; escolher a melhor alternativa.