Matemática, perguntado por jrfdias60, 1 ano atrás

Questão 5/5 - Prática Profissional: Educação e Trabalho Atente par ao excerto de texto a seguir. “Este modo de produção, o Capitalista, sucedeu o antigo modo e produção feudal, de maneira praticamente absoluta tomou conta das relações de produção, afirmando-se entre o século XVIII e o século XIX, pois de princípio, somente o Socialismo significava uma espécie de contrária a ele, porém, ultimamente nenhuma outra forma de produção concorre com ele, estando presente de forma absoluta, tanto em sociedades desenvolvidas quanto nas sociedades subdesenvolvidas. [...] Então, o capitalista, com uma quantia pequena, em relação ao retorno que terá, compra mercadorias, investindo em instrumentos e objetos de produção e assim, consegue colocar no mercado o produto industrializado por um preço alto, recebendo um lucro absurdo. Esse lucro é obtido através da força humana do proletariado, que a vende e produz objetos exacerbadamente, para dar lucro ao capitalista.” Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: NETTO, José Paulo. Economia Política: uma introdução crítica. São Paulo: Cortez, 2006. p. 26. De acordo com o excerto de texto e os conteúdos do livro-base Trabalho e Educação: uma perspectiva histórica, o atual modo de produção de vida capitalista é composto nas relações entre o trabalho assalariado e o capital para a produção de bens. Analise as afirmativas seguintes sobre esses fatos, assinalando V para as verdadeiras e F para as falsas. I. ( ) Os produtos e mercadorias pertencem ao capitalista, que lucra com a mais-valia, que vem da diferença entre o valor do produto e o valor do capital envolvido no processo de produção. II. ( ) O capitalismo tem como características principais: atividades industriais como principal fonte de negócio e lucros, concentração de renda nas mãos da burguesia industrial, que são os grandes donos de indústrias e grande desigualdade social, pois os lucros ficam quase que totalmente com os donos de indústrias. III.( ) À medida que a produção e o intercâmbio de mercadorias se desenvolvem, quando até mesmo a força de trabalho se torna mercadoria, o valor (trabalho abstrato) passa a ser representado pelo dinheiro, uma mercadoria que serve de valor de troca de todas as mercadorias. O dinheiro assume o caráter de capital quando o seu possuidor toma posse dos meios de produção e para acioná-los adquiri a mercadoria força de trabalho. IV. ( ) As mudanças com a industrialização a partir do século XIX, caracterizada pela introdução de máquinas na produção, revolução científica, Iluminismo e ampliação da divisão do trabalho, não causaram nenhuma mudança no perfil da educação escolarizada. Agora, marque a sequência correta. A V – F – V – F B F – V – F – V C V – V – V – F D F – F – V – V E F – F – F – V

Soluções para a tarefa

Respondido por kacauchan
12
Olá!!

A resposta correta é a letra C) V-V-V-F.

Vamos analisar o porque das questões estarem corretas:

I. Verdadeira pois sabemos que a base do capitalismo é comércio e o câmbio de produtos e serviços em troca de capital. Lembrando que o mais-valia é o crescimento do preço de um bem ou até mesmo de uma renda, depois da sua analise e adquirição.
 
II. Afirmativa verdadeira. Sabemos que o capitalismo é responsável pelo aumento das desigualdades socioeconômicas e que os burgueses, ou seja, a classe, mais alta detém de mais poder aquisitivo. Sendo o lucro o principal objetivo capitalista.
 
III. Afirmativa correta. Sim, como falamos anteriormente, o lucro é o principal objetivo do capitalismo, isto é, o dinheiro propriamente dito. E é o mesmo que faz o comércio girar.
 
IV.  Afirmativa falsa. Pois trouxe sim mudanças na educação escolarizada, a mesma começou a ser mais exigida e foi adicionados ensinos técnicos para garantir mão de obra qualificada, pois o mundo estava passando por um processo de industrial e de evolução e era necessário que o ser humano o acompanhasse.

Espero ter ajudado! Bons Estudos!

Perguntas interessantes