Questão 5/5 - Metodologia do Ensino de História Considere a seguinte citação: “Há cerca de oitenta anos [...], um importante artigo de Marc Bloch sobre a ‘História Comparada’ […] buscava afirmar em um universo historiográfico prestes a se revolucionar uma nova e instigante promessa historiográfica. O ambiente intelectual europeu mostrava-se então bastante propício à formulação de novas ideias no campo da historiografia, e esta estava de fato prestes a conhecer uma verdadeira revolução historiográfica”. Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: BARROS, José D’Assunção. História Comparada: da contribuição de Marc Bloch à constituição de um moderno campo historiográfico. História social, Campinas, n. 13, p. 7-21, 2007, p. 8. . Acesso em 08 abr. 2019. Considerando essas informações e os conteúdos do livro-base Ensino de história: itinerário histórico e orientações práticas sobre o pensamento do historiador Marc Bloch, leia as seguintes afirmativas, assinalando V para verdadeiras e F para falsas: I. ( ) Para o autor, o historiador está sempre atrasado: chega tarde ao “laboratório”, somente depois que as experiências já terminaram; contudo, esses experimentos deixam “resíduos” e, com base neles, o estudioso pode tirar suas conclusões. II. ( ) Compara o historiador com profissionais como o detetive, o psicanalista e o médico, explicando que, assim como os saberes associados a essas profissões, o saber histórico é exato. III. ( ) Defende que o historiador também deve estar atento para construir seu saber com base em elementos aparentemente secundários ou insignificantes. Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta: A F – V – F B V – F – F C F – F – V D V – V – F E F – V – V
Soluções para a tarefa
I é falsa, uma vez que os indícios são apenas parte do problema, sendo necessário, além deles, ter em mente outros elementos.
II é falsa. O conhecimento do historiador, assim como o desses profissionais, não é exato, mas aproximado, constrói-se por pistas e evidências.
III é verdadeira, de modo que Bloch defendia, por exemplo, que os relatos orais e as memórias fossem tidas como evidências históricas, coisas que na época eram tidas por insignificantes.
É correta a alternativa C.
Resposta:
A sequência correta é V – F – F. A afirmativa I é verdadeira! Segundo Marc Bloch, responsável pela criação da Escola de Annales, o historiador sempre chegará atrasado à suas experiências. Para compreende esta linha de raciocínio vamos imaginar um homem das cavernas fazendo uma machadinha lascando pedras. O Historiador não está participando desta experiência, mas anos mais tarde, encontrou esta machadinha e os vestígios de como ela foi lascada. Portanto, Considera-se que chegou atrasado àquela experiência. Contudo, esses experimentos deixam ‘resíduos’ e, com base neles, o estudioso pode tirar suas conclusões. As afirmativas II e III são falsas, porque correspondem ao pensamento do historiador italiano Carlo Ginzburg.
Explicação: