Questão 5/5 - Leitura e Interpretação de Textos Historiográficos
Considere o seguinte fragmento de texto:
“Da produção intelectual, no campo da historiografia, no século XX, uma importante parcela do que existe de mais inovador, notável e significativo, origina-se da França […]. Uma boa parte dessa nova história é o produto de um pequeno grupo associado à revista Annales, criada em 1929”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: BURKE, Peter. A Revolução Francesa da historiografia: a Escola dos Annales 1929-1989. Trad. de Nilo Odália. São Paulo: Ed. da Unesp, 1991. p. 7.
De acordo com o fragmento de texto acima e com os conteúdos do livro-base Leitura e interpretação de textos historiográficos sobre a Escola dos Annales, relacione corretamente as seguintes gerações de historiadores franceses às suas respectivas características:
Primeira geração: Marc Bloch e Lucien Febvre
Segunda geração: Fernand Braudel
Terceira geração: Jacques Le Goff, Georges Duby e Emmanuel Le Roy Ladurie
( ) Período em que a Escola dos Annales fragmentou seus interesses de pesquisa e passou a se preocupar com novos tipos de narrativas, com a história política, com a história dos eventos, com mentalidades etc.
( ) Momento revolucionário da Escola dos Annales, quando seus representantes defendiam uma história focada em problemas, a ampliação dos objetos de estudo e o diálogo com outras disciplinas.
( ) Geração em que a produção da Escola dos Annales se tornou dominante na historiografia francesa, e que pode ser considerada mais propriamente uma “escola”, com conceitos e métodos próprios.
Agora, selecione a afirmativa que apresenta a sequência correta:
A 1 – 3 – 2
B 2 – 3 – 1
C 3 – 1 – 2
D 1 – 2 – 3
E 3 – 2 – 1
Soluções para a tarefa
Respondido por
7
Resposta: Letra C 3 – 1 – 2
Perguntas interessantes