História, perguntado por rosiqueira10, 9 meses atrás

Questão 5/5 - História e Historiografia da Antiguidade Oriental
Considere a seguinte citação:


“A ‘igualdade’ jurídica e a exigência de garantias jurídicas contra a arbitrariedade requerem a ‘objetividade’ racional formal da administração, em oposição ao livre-arbítrio e a` graça da antiga dominação patrimonial”.


Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: WEBER, Max. Economia e Sociedade. Fundamentos da Sociologia Compreensiva. v.2. Brasília: Editora da UnB, 1999. p. 216.


Considerando as informações e os conteúdos do livro-base Tópicos de História Antiga Oriental sobre o conceito de burocracia nas sociedades antigas, assinale a alternativa correta:

A
O atual conceito de burocracia, embora pensado para formações estatais da época moderna e contemporânea, também dá conta de explicar diversas características da administração dos Estados da época antiga.

B
Um importante conceito usado para explicar o funcionamento das sociedades antigas é o de burocracia patrimonial, de Max Weber, por meio do qual se afirmava que a racionalidade era o princípio estruturante da administração no mundo antigo.

C
O funcionamento da administração nas sociedades do Antigo Oriente Próximo estruturava-se, em grande medida, nos laços pessoais e sua dependência deles, o que não exclui, contudo, a existência de elementos de racionalidade administrativa.

D
Para Max Weber e os defensores do modelo patrimonial de administração no mundo antigo, os elementos de racionalidade presentes nas burocracias do Antigo Oriente Próximo aproximam essa realidade daquela existente nos Estados contemporâneos.

E
No mundo antigo, havia uma nítida separação entre público e privado, o que conferia um caráter de impessoalidade à administração existente nessa época, diferentemente do mundo atual, no qual os interesses privados se mesclam aos interesses públicos.

(?)
(?)
(?)
(?)
(?)

Soluções para a tarefa

Respondido por tiapenhafotogrozhgfa
5

Resposta:

C  - O funcionamento da administração nas sociedades do Antigo Oriente Próximo estruturava-se, em grande medida, nos laços pessoais e sua dependência deles, o que não exclui, contudo, a existência de elementos de racionalidade administrativa.

Explicação:

“J. David Schloen [ ...], inspirado em Weber , atribui o funcionamento das sociedades do Antigo Oriente Próximo ao patrimonial household model  (PHM). Segundo esse modelo, ‘toda a ordem social é vista como uma extensão da  unidade  doméstica  do  governante  – e,  em  última instância,  da  unidade  doméstica  do  deus’  [...]  cuja administração  segue o  padrão  da  relação  pessoal.  Esse  autor  diz  que  a  burocracia  do Antigo  Oriente  Próximo não  é  racionalizada.  O  que  valia  nessas  sociedades  eram  os  laços  pessoais  de  patronato  e  a  sua dependência deles,  e  não  da  existência  de  uma  burocracia dita  impessoal.  É  preciso  ponderar  essa  afirmação,  pois,  se  as sociedades  próximo-orientais  eram  realmente  dependentes  de  relações  como  a  do  patronato,  isso  não  exclui  a existência de uma burocracia organizada nessa sociedade” (livro-base, p. 19).


valeriaborges2016: Obrigada
Perguntas interessantes