QUESTÃO 48. Uma pessoa misturou em um recipiente de paredes adiabáticas 600 g de água na fase líquida a 5° C, 400 g de água, também na fase líquida, a 10° C e 500 g de gelo a 60° C. Após o equilíbrio térmico, o que teremos dentro do recipiente? - °C; Cgelo = 0,5 cal/g °C; Dados: Cágua = 1,0 cal/g Lfusão = 80 cal/g.
(A) 750 g de água líquida a 0° C e 750 g de gelo a 0° C.
(B) 900 g de água líquida a 0° C e 600 g de gelo a 0° C.
(C) 1500 g de água líquida a 0° C.
(D) 1500 g de água líquida a 10° C.
(E) 1100 g de água líquida a 0° C e 400 g de gela a 0° C.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Olá Caio, Tudo certo? Sei de onde saiu essa questão... kk
Alternativa (b) 900g de água líquida a 0ºC e 600g de gelo a 0ºC.
Explicação:
Vamos lá. Vamos separar o que temos inicialmente:
Água líquida 1:
Água líquida 2:
Gelo:
Como o recipiente é adiabático, significa que nenhum calor externo atua no sistema. Assim sendo, todo o calor (recebido ou cedido) deverá ser proveniente do sistema em sí.
Assim sendo, partimos do seguinte:
Para que um corpo aumente sua temperatura, ele deve receber calor. Analogamente, para que um corpo diminua sua temperatura, ele deve ceder calor.
Como queremos o equilíbrio térmico, vamos trabalhar com a seguinte situação: queremos que nossa água chegue a 0ºC, bem como que o gelo chegue também aos 0ºC.
Partimos do seguinte:
Para o gelo, queremos que ele saia de -60ºC para 0ºC. Como inicialmente não ocorrerá mudança de fase, utilizamos o calor sensível:
Ou seja, o gelo precisa absorver 15000 calorias para que ele consiga elevar sua temperatura de -60ºC até 0ºC. E de onde virá esse calor? Das nossas águas líquidas. Logo, para cada uma das águas, teremos:
Água 1 - De 5ºC até 0ºC (Calor sensível):
O sinal negativo indica que o corpo está cedendo calor (O que é esperado, uma vez que ele está diminuindo a sua temperatura). Continuando:
Água 2 - De 10ºC até 0ºC (Mais uma vez, calor sensível):
Agora perceba o seguinte:
Ambas as águas estão a 0ºC. Como constituem o mesmo corpo, podemos somar suas massas (O que nos resulta em ). Mas mais do que isso, perceba também que o calor cedido por ambas as águas foi, em sua totalidade, de 7000cal. Contudo, o gelo PRECISA de 15000cal para conseguir aumentar sua temperatura até 0ºC (do contrário, ele não chegará aos 0ºC).
Porém ambas as águas já se encontram a 0ºC. Precisamos que mais calor seja cedido para que o gelo consiga aumentar sua temperatura até 0ºC. Então o que acontece agora?
Parte da água irá se solidificar, cedendo mais calor ao gelo. O quanto de água será solidificada? O suficiente para que o gelo alcance os 0ºC. Como o gelo precisa de 15000cal e já foi cedido 7000cal, precisamos de mais 8000cal para que o processo de aumento de temperatura ocorra.
Como haverá mudança de fase da água líquida para gelo, utilizamos a fórmula do Calor latente. Perceba também que o calor latente necessário para a solidificação é o mesmo calor necessário para a fusão (lembrando claro que, no processo de solidificação, o calor está sendo cedido pelo corpo).
Assim sendo, precisamos descobrir a quantidade de massa de água irá se solidificar para ceder as 8000cal que precisamos, logo, teremos:
Ou seja, 100g da nossa massa total de água (1000g) serão solidificadas, sendo acrescentadas a massa de gelo. Logo, no equilíbrio, nos resta:
900g de água líquida a 0ºC e 600g de gelo a 0ºC.
(A fusão do gelo não ocorre porque ambos os corpos já se encontram a 0ºC)
Um abraço e bons estudos!