QUESTÃO 41 - 05- A fórmula V =
(-b/2a , -A/4a ) é usada para
calcular:
a) a concavidade da parábola.
Ob) o vértice da parábola.
O c) o abertura de uma parábola.
O
d) as raízes de uma função.
Opção 5
Soluções para a tarefa
Solução
(B) o vértice da parábola.
Resolução detalhada
A fórmula mencionada no enunciado, na realidade, representa um ponto da função quadrática, que tem o formato , denominado ponto de vértice da função quadrática. O ponto de vértice da função tem a coordenada para o eixo das abscissas e a coordenada para o eixo das ordenadas. Assim, temos a seguinte igualdade:
A partir da igualdade dos pontos, temos:
e
No gráfico anexado, admita a existência de uma função quadrática qualquer , com e , já que sua concavidade está voltada para cima. O ponto destacado no gráfico dessa função é o seu vértice, que tem as coordenadas já reveladas acima ( e ).
Pontos e valores de mínimo e de máximo
A partir do conhecimento do vértice de uma função quadrática qualquer e de suas coordenadas e coeficientes, podemos também calcular os pontos e valores de mínimo ou os pontos e valores de máximo da função, a depender do valor do coeficiente , ou seja, dependerá da concavidade da função.
Temos a seguinte situação:
- quando a concavidade é voltada para cima, ou seja, para , a função admite um ponto de mínimo () e um valor mínimo ();
- quando a concavidade é voltada para baixo, ou seja, para , a função admite um ponto de máximo () e um valor máximo ().
Na função quadrática no gráfico anexado, por exemplo, temos (concavidade voltada para cima). Portanto, esse tipo de função admite um ponto de mínimo e um valor mínimo, que são as coordenadas e , respectivamente, do vértice da função.
Espero ter te ajudado. Bons estudos!