QUESTÃO 401A China tem os estados africanos como parceiros, e não como alvos de ajuda, e muitos governos árabes e africanos falam entusiasticamente de um “modelo chinês”, de regime fechado com economia aberta. A China cancelou a maior parte da dívida dos países africanos, forneceu créditos em condições favoráveis e multiplicou as importações da África. Adis-Abeba, sede da União Africana, também é a base regional da China para o estabelecimento de contatos comerciais na venda de equipamentos militares.KHANNA, P. O segundo mundo: impérios e influência na nova ordem global.Rio de Janeiro: Intrínseca, 2008 (adaptado).Uma consequência desse tipo de intervenção para o continente africano é aO consolidação do regime socialista.O ampliação do modelo democrático.0 preservação dos recursos naturais.0 expansão das atividades produtivas.
Soluções para a tarefa
A alternativa A é falsa, pois o sistema socialista não é "exportado" junto com o sistema chinês, que apenas deseja "industrializar" e "cooptar" estes países para o modelo chinês.
A alternativa B é falsa pois, como diz o texto, muitos destes líderes ficam bastante "contentes" com a possibilidade de estabelecerem um regime político fechado, não democrático, e uma economia aberta, de modo que não sejam "importunados" pelas pressões internacionais.
A alternativa C é falsa, pois com a expansão das atividades industriais não há preservação dos recursos naturais, mas seu emprego efetivo.
A alternativa D é verdadeira e, para o bem ou para o mal, a aplicação do modelo chinês ajuda a modernizar as indústrias africanas, expandindo as suas atividades produtivas para além do modelo extrativista.
Resposta:
Explicação:
Alternativa D é a verdadeira