História, perguntado por leearaujo14, 9 meses atrás

Questão 4
TEXTO 1 - LIBERALISMO (substantivo masculino). ECONOMIA FILOSOFIA: doutrina baseada na defesa da liberdade individual, nos campos econômico, político, religioso e intelectual, contra as ingerências e atitudes coercitivas do poder estatal. Qualidade ou caráter do que é liberal, do que se funda na, ou do que segue a doutrina do liberalismo, ou do que tem ou denota largueza de espírito.
TEXTO 2 -
Convênio de Taubaté e a política de valorização do café
(...) Entretanto, no ano de 1906, os preços internacionais do café despencaram, causando
preocupação aos cafeicultores de São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro sobre os prejuízos iminentes que sofreriam. (...) Nele (o Convênio de Taubaté), os órgãos do Estado ficariam responsáveis pela compra do café a um preço mínimo, garantindo a renda dos cafeicultores. O controle de volume exportado de café ficaria a cargo do Estado, realizando o fluxo para o exterior de acordo com as variações do mercado, buscando, dessa forma, controlar os preços internacionais. Texto adaptado de Convênio de Taubaté e a política de valorização do café.
Identifique as contradições entre a adoção da ideologia Liberal no discurso do Estado brasileiro e suas ações em relação à elite cafeicultora.
URGENTEEEEEE​


pablopessoa2005: não consegui por o resto da explicação pq algum administrador que vai contra minha ideologia não uer que eu exponha toda a verdade, mas se não conseuir nem por comentários, posso fazer um resumo daquele exemplo
pablopessoa2005: basicamente, sse vc estuda em escola pública concerteza te dirão q é pq as empresas queria vender mais (como se fosse surpresa), contudo, ninguem vai associar esse conteudo a todo o resto que vc aprende em história no mesmo ano
pablopessoa2005: Pois ai que vc aprende a verdade (mesmo que de forma rala geralmente). Aprende-se sobre o mal desenvolvimento economico da África, que nem tem dinheiro pra pão (com exceções q na vdd se auto sustentam praticamente), a Europa tava deastada com a 1 guerra m (por isso outros países ássaram a ser referencia, apagando o eurocentrismo)
pablopessoa2005: A América do Sul quase não comprava, a URSS não queria importar, a China tbm não. Japão tava recebendo tudo de graça mas ninguem tem dinheiro lá ra comprar. Coréia tinha fronteira fechada. Ainda tinha todas as colonias britanicas da ásia. A Oceania ou recebia de graça ou se sustentava depenendo do país
pablopessoa2005: Quando vc analisa tudo isso vc entende que não tem como mentir sobre a maioria das coisas, por isso quase não são relacioinadas a assuntos como crise de 29. Claro que fordismo existia, mas para poder dar dinheiro ao banco como prometido, o Estado teve que aumentar os impostos que tavam baixos demais, e empresas tbm pagam impostos.
pablopessoa2005: tendo que devolver o dinheiro que gastaram, não conseguiram investir muito no básico. Não conseguiam pagar operários e fornecedores!
pablopessoa2005: Com esse consequente baixo investimento, acionistas não ganhavam mais dinheiro, por isso vendiam suas parcelas de empresas pras pessoas (q tbm pagavam impostos alto relacionados aos empréstimos que gastaram). Ninguem tinha dinheiro, não tinha vendas. Isso acabou com os empregos. Assim iniciou a crise
pablopessoa2005: Na verdade foi em 1920 que houve a espanção de crédito

Soluções para a tarefa

Respondido por pablopessoa2005
1

Olha, se o cafeicultor que produz café, então ele deve decidir como vende-lo

Quando o estado "assume a responsorialidade" pelo café, ele o pega sem tua permissão e o monopoliza

Rouba se o cafeicultor não desejava dar ao governo

e Monopoliza pq todo o controle de exportação fica nas mãos dele e quem tentar interromper isso será punido

Imagina que vc fez 100 Kg de café (quantas vezes repeti essa palavra?)

Aí o Estado pega e ve a situação:

X país compra 50 (tudo em média)

Y compra 10

Z compra 5

Mas o Estado do Brasil tá de mal com X e não vende pra ele mesmo sabendo que o povo de lá não planta isso.

Aí vc não lucra por causa de uma péssima atitude do Estado

Mas imagina que vc Não quer dar seu café, mas o Est acha que sabe o q dá certo e quer pegar de vc inventando uma lei

Se vc não der, haverá uma votação (se for democracia) ou militares (ou qualquer um trabalhando pro gov, se for ditadura) irão até vc e te fazer ameaças

o liberalismo economico defende que cada um deve ter a liberdade de administrar o que é seu

O Estado é a antítese da liberdade pois, mesmo quando quer ajudar, ela usa formas autoritárias para atingir seus objetivos.

Aliás, muitas vezes suas ações dão errado

Por exemplo, a crise de 1929 ocorreu pq o Est americano fez uma negociação com o Banco Central (coincidentemente do gov, daí o nome)

Assim:

A economia tem que acelerar.

Banco, vou te deixar dar dinheiro que não existe pra todo mundo que pedir emprestado

Como vou compensar?

Te darei o dinheiro dos impostos

Então as pessoas pediam emprestado. No começo ajudou demais

Tanto que uma hora quase não havia dinheiro pra dar pro banco


pablopessoa2005: Só pra saberem N consegui por a resposta completa, mas comentei nos de talhes da pergunta acima
Perguntas interessantes