Português, perguntado por dudadinha6147, 1 ano atrás

QUESTÃO 4

Profissão

Assustados, confusos, indecisos. É assim que muitos jovens se sentem na hora de escolher sua profissão, às vésperas das inscrições para os vestibulares. Aquela certeza desde pequeno do que vai ser quando crescer não rolou. Surge o medo de não dar certo. E a angústia aperta mais diante do variado leque de alternativas de curso superior. São mais de 150 e, a cada dia, surgem novas opções de carreiras e de oportunidades de trabalho. O que fazer? Esse turbilhão de dúvidas não deve ser encarado como um problema grave. Especialistas garantem que a insegurança diante da escolha profissional é um sintoma saudável e produtivo. Com vários caminhos abertos à sua frente, o indeciso tem maiores chances de escolher melhor do que quem apoia sua certeza em fantasias. Por isso, recomenda-se que essa fase da vida seja enfrentada com tranquilidade pelos jovens e sua família. Afinal, toda decisão pressupõe incertezas e uma dose de risco. E esse é o primeiro grande desafio do jovem diante do novo e do desconhecido.
Uma forma de diminuir a pressão é saber que essa escolha profissional não é necessariamente definitiva. Novos caminhos vão surgir durante a faculdade, o mercado de trabalho pode exigir adaptações ou uma grande guinada na carreira. (...) Escolher uma profissão representa esboçar um projeto de vida, questionar os valores, as habilidades, o que se gosta de fazer, a qualidade de vida que se pretende ter. E esse momento de reflexão pode render bem mais quando é compartilhado com a família.

(Veja Jovens, 28 ago. 2003. p. 64. Adaptado.)

Leia a informação a seguir.

Há um processo de formação de palavras denominado “derivação imprópria”, no qual um item altera sua classe gramatical sem sofrer qualquer alteração morfológica.

O exemplo em que a palavra destacada está de acordo com o processo morfológico presente na informação acima

Soluções para a tarefa

Respondido por jalves26
0

Foi identificado um caso em que ocorre derivação imprópria.

É na frase "Com vários caminhos abertos à sua frente, o indeciso tem maiores chances de escolher melhor do que quem apoia sua certeza em fantasias".


Originalmente, "indeciso" é um adjetivo, mas aqui foi empregado como substantivo. Isso fica evidenciado pela presença do artigo "o" antes dessa palavra, que é uma característica fundamental dos substantivos.

Assim, ocorreu mudança na classe gramatical de uma palavra, pois o adjetivo "indeciso" assumiu características de substantivo.

Perguntas interessantes