Questão 4
Ao contrário do que ocorre na Revolução Industrial, onde o trabalhador passa a ser substituído pela máquina, na Revolução Informacional isso não funciona dessa maneira. Analise as alternativas que indica como funciona essa revolução.
I. Para Jean Lojkine, na Revolução informacional a liberação do trabalhador seria possível retirando os saberes do trabalhador e transferindo para a gerência.
II. A revolução informacional se apoia na produção de informações por meio das tecnologias da informação.
III. O trabalho passa a ser mais qualificado, exigindo mais responsabilidade do trabalhador, seria um trabalho intelectualizado.
IV. Toda transformação tecnológica não tem fundamentação neutra, mas obedece a interesses presentes na sociedade.
Estão corretas:
a) Apenas I e IV. b) Apenas I e III. c) I, II e IV. d) Todas.
Questão 5
No século XIX ganharam espaço os bancos e a figura do capitalista que comercializa o dinheiro, isto é, o capitalista financeiro. Tomar dinheiro emprestado de um banco é uma forma estrutural de valorizar o capital. Com esse lucro, o capitalista industrial paga os juros para o capitalista financeiro, mas tanto o lucro quanto o juro são frutos da mais-valia produzida. O problema é que além de potencializar a acumulação capitalista, esse crédito que o banco concede dá origem ao:
a) Crédito consignado. b) Capital financeiro.
c) Capital Fictício. d) Juros financeiros.
Questão 6
Como categoria de uma época, designa o período inaugurado pelo iluminismo no século XVIII, que está relacionado a um projeto intelectual, cuja base é o desenvolvimento científico objetivo e autônomo. Em termos mais gerais, o objetivo iluminista foi estabelecer formas de conhecimento científico que levassem à emancipação da humanidade. Esta categoria de época é conhecida como:
a) Idade Média. b) Modernidade. c) Iluminismo. d) Medieval.
Questão 7
nthony Giddens é considerado um dos autores que mais se destacam na sociologia contemporânea. Com o objetivo de reformular a teoria social, Giddens desenvolveu a Teoria da estruturação. São objetivos dessa teoria, exceto:
a) A releitura de diversas correntes e tradições teóricas.
b) Transcender o quadro clássico de divisão disciplinar, mostrando a necessidade de incorporar a História e a Geografia à análise sociológica.
c) A ação das Ciências Sociais se concentra na ação individual.
d) As diferenças entre a ciência social e a ciência natural, evidenciando como a primeira se funda e se especifica na ação humana.
Questão 8
O sociólogo, antropólogo e filósofo francês Pierre Bourdieu foi um dos mais importantes intelectuais da segunda metade do século XX. Destacou-se por analisar as sociedades capitalistas considerando a importância dos aspectos simbólicos na determinação das práticas sociais. Para Bourdieu, faltava às análises marxistas considerar as relações simbólicas, ou seja, era preciso considerar, exceto:
a) Apenas a relação da posse de bens materiais e dos meios de produção.
b) O prestígio, o status e a aceitação social.
c) O Capital econômico, cultural, social e simbólico.
d) O acúmulo de bens e riquezas, de conhecimento, de relações sociais e o prestígio.
Soluções para a tarefa
Respondido por
2
Resposta:
letra c pq eu já estudei isso na escola
bkerolayne14:
Quais delas é a letra C?
Perguntas interessantes
Matemática,
5 meses atrás
Matemática,
5 meses atrás
Pedagogia,
5 meses atrás
Português,
6 meses atrás
Português,
6 meses atrás
Lógica,
11 meses atrás
Geografia,
11 meses atrás