QUESTÃO 4: Antes mesmo do isolamento social causado pela pandemia por COVID-19 perspectivas teórico metodológicas como: a Inteligência Artificial, Design Thinking, M-learning, Sistema Tutores Inteligentes, Cloud Computer, Fab learn, Gamificação, Metodologias Ativas, Robótica Educacional etc já se estabeleciam nas discussões acerca do uso das tecnologias digitais em âmbito educacional, prevendo a qualidade no processo de ensino e aprendizagem. Alguns desses conceitos estão diretamente ligados à alfabetização midiática e informacional (AMI). O Artigo 19 da Declaração Universal dos Direitos Humanos estabelece que “Todo ser humano tem direito à liberdade de opinião e expressão; esse direito inclui a liberdade de opinar livremente e de procurar, receber e transmitir informações e ideias por quaisquer meios, independentemente de fronteiras”. A alfabetização midiática e informacional (AMI) proporciona aos cidadãos as competências necessárias para buscar e usufruir plenamente dos benefícios desse direito humano fundamental.✅ Considerando a FONTE do texto acima, assinale a alternativa INCORRETA: *
0/1
No ensino híbrido, uma das propostas que se conecta à educação 4.0, não basta apenas ter equipamentos. É fundamental que o professor esteja confortável com as tecnologias e direcione sempre esses recursos tecnológicos e metodológicos pensando o estudante como centro do planejamento e das execuções das experiências educativas.
Para o professor compreender e incorporar na prática as nuances da educação 4.0 faz-se necessária a compreensão de alguns processos. Dentre eles é preciso: alinhar atividades com a BNCC; estar atento às competências; entender o ensino híbrido; despertar o espírito empreendedor;
O termo Educação 4.0 é uma menção à quarta revolução industrial, a revolução da internet, da digitalização, da coleta e análise de dados. Essa revolução começou na década de 1960, com a utilização de sistemas para gestão escolar, o uso de tablets e outras tecnologias dentro da escola.
A alfabetização midiática e informacional incorpora conhecimentos essenciais sobre (a) as funções da mídia, das bibliotecas, dos arquivos e de outros provedores de informação em sociedades democráticas; (b) as condições sob as quais as mídias de notícias e os provedores de informação podem cumprir efetivamente essas funções; e (c) como avaliar o desempenho dessas funções pela avaliação dos conteúdos e dos serviços que são oferecidos.
Perceber, compreender e aprender a lidar com as mídias envolvem o exercício de competências digitais e a conexão necessária com o que sugerem os currículos educacionais, em especial à Base Nacional Comum Curricular(BNCC). Esse conhecimento, por sua vez, deveria permitir que os usuários se engajassem junto às mídias e aos canais de informação de uma maneira significativa.
Soluções para a tarefa
O conceito de Educação 4.0. se refere na verdade as inovações tecnologicas e como elas podem ser implementadas em sala de aula, mas não necessariamente sobre uma quarta Revolução industrial. Deste modo compreendemos falsa a terceira asserção da questão.
No entanto apesar dos possíveis benefícios propostos nem todos os educadores veem esse caminho colonizado por novas tecnologias como algo bom e produtivo no desenvolvimento e aprendizagem.
Assim como as demais mudanças já ocorridas no campo da educação, este parece ser discutido de modo ponderado, dada sua complexidade e possiblidades.
Quer saber mais sobre o assunto?
https://brainly.com.br/tarefa/38495190
Resposta:O termo Educação 4.0 é uma menção à quarta revolução industrial, a revolução da internet, da digitalização, da coleta e análise de dados. Essa revolução começou na década de 1960, com a utilização de sistemas para gestão escolar, o uso de tablets e outras tecnologias dentro da escola.
Explicação: