Pedagogia, perguntado por evelysanttos9, 3 meses atrás

Questão 4


A professora Maria Amélia, que atua no Ensino Fundamental, trabalha a literatura infantil como uma das possibilidades de alargamento dos horizontes do leitor iniciante. Com essa abordagem, deseja ir além com o



seu grupo.
Maria Amélia organizou uma atividade de leitura do seguinte texto:
A FESTA
Renata está noiva do amigo Rodrigo. No dia da festa de noivado, Rodrigo dá um baile para os seus convidados. O baile está muito animado. Mas vejam só que confusão! No meio da festa, Rodrigo tropeça, cai de cara no bolo e se estatela no chão!
Renata muda de opinião:
- Rodrigo é um bobalhão! Este noivo não quero mais não!

A seguir, deu continuidade às etapas de desenvolvimento dos níveis de leitura, chegando à última, quando solicitou às suas crianças da 2ª série a criação de uma outra história. José Gil escreveu, então, o texto O Noivado.
O NOIVADO
Eu gosto dessa história porque o bobo do Rodrigo caiu de cara no chão. Como ele é um bobão.
A Renata disse para ele:
– Eu vou embora dessa festa e nunca mais quero ver o bobalhão do Rodrigão. Todo mundo confiou na Renata.
(José Gil, 2ª Série do Ensino Fundamental)

Com esse trabalho, fica claro que a professora atingiu a última fase da leitura racional, onde o aluno exercita sua imaginação e vai além do texto inicial. Que fase é essa?

a)Crítica
b)Denotação
c)Problematização
d)Conotação
e)Interpretação

Soluções para a tarefa

Respondido por paulacarvalhodigital
0

A última fase da leitura racional, trabalhada pela professora com os alunos, é a problematização (alternativa "c").

O que é uma leitura racional?

Uma leitura racional é desenvolvida por etapas, inicia-se com a denotação, segue para interpretação do texto (conotação), depois vem a crítica e por fim, a problematização.

A fase da denotação visa a compreensão do sentido mais literal, direto e superficial do texto. A interpretação do texto procura os significados não explícitos, isto é, o significado conotativo ou figurado. A fase da crítica não está relacionada a uma opinião negativa, mas sim ao nosso entendimento da proposta do texto (se o autor foi claro, coerente ou atingiu o objetivo, por exemplo). Por fim, a problematização indagamos sobre outras possibilidades e exercitamos a imaginação.

Aprenda mais sobre a leitura racional em: https://brainly.com.br/tarefa/2067652

#SPJ10

Perguntas interessantes