Questão 4
A espacialização da produção industrial global configura-se sobre uma lógica em que:
a)( ) os países subdesenvolvidos e emergentes fornecem matérias-primas e produtos
industriais, enquanto as economias desenvolvidas especializam-se em mercadorias e
produções altamente tecnológicas.
b)( ) os países centrais abandonam completamente a fabricação de produtos secundários,
destinando os seus esforços apenas ao setor terciário.
c)( ) a expressão do capitalismo comercial organiza as ações produtivas para os campos
dominantes da economia global.
d)( ) a industrialização manifesta-se apenas em zonas economicamente estáveis, sendo um
indicativo do avanço tecnológico regional ou nacional.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Letra A
Explicação:
A produção industrial, em nível mundial, organiza-se espacialmente com base na Divisão Internacional do Trabalho (DIT), em que os países centrais produzem mercadorias industriais e dominam tecnologias de ponta, enquanto os países periféricos fornecem, em geral, matérias-primas e produtos industriais com baixo valor tecnológico.
A espacialização da produção industrial global é baseada na seguinte lógica: de um lado, os países subdesenvolvidos e emergentes fornecem matérias-primas e produtos industriais; por outro lado, as economias desenvolvidas especializam-se em mercadorias e produções altamente tecnológicas (letra A).
Letra A: os países subdesenvolvidos e emergentes fornecem matérias-primas e produtos industriais, enquanto as economias desenvolvidas especializam-se em mercadorias e produções altamente tecnológicas.
Isso quer dizer que a espacialização da produção possui relação com a atual Divisão Internacional do Trabalho (DIT). Nesse sentido, países desenvolvidos e subdesenvolvidos possuem protagonismos bem diferentes.
O papel do Brasil na atual DIT
Na atual Divisão Internacional do Trabalho, o Brasil possui o papel de fornecer matérias-primas e commodities agropecuárias para os países mais ricos (Estados Unidos e União Europeia).
Todavia, o Brasil (que é um país emergente) e outros países subdesenvolvidos ainda continuam dependentes do capital estrangeiro (para investimentos e geração de empregos) e da tecnologia produtiva (para a fabricação de bens de consumo) das grandes potências econômicas.
Aprenda mais sobre o tema DIT em:
https://brainly.com.br/tarefa/33537417
Lute e acredite em seu potencial!