Saúde, perguntado por Usuário anônimo, 1 ano atrás

QUESTÃO 4 A comercialização de agrotóxicos aumentou 155% em dez anos no Brasil, apontam os Indicadores de Desenvolvimento Sustentável (IDS), estudo elaborado pelo IBGE no ano passado - entre 2002 e 2012, o uso saltou de 2,7 quilos por hectare para 6,9 quilos por hectare. O número é preocupante, especialmente porque 64,1% dos venenos aplicados em 2012 foram considerados como perigosos e 27,7% muito perigosos, aponta o IBGE. O Inca é um dos órgãos que se posicionam oficialmente "contra as atuais práticas de uso de agrotóxicos no Brasil" e "ressalta seus riscos à saúde, em especial nas causas do câncer". Como solução, recomenda o fim da pulverização aérea dos venenos, o fim da isenção fiscal para a comercialização dos produtos e o incentivo à agricultura orgânica, que não usa agrotóxico para o cultivo de alimentos. Márcia Sarpa Campos Mello, pesquisadora do instituto e uma das autoras do "Dossiê Abrasco - Os impactos dos Agrotóxicos na Saúde", ressalta que o agrotóxico mais usado no Brasil é o glifosato - vendido com o nome de Roundup e fabricado pela Monsanto. Segundo ela, o glifosato está relacionado aos cânceres de mama e próstata, além de linfoma e outras mutações genéticas. "A Organização Mundial da Saúde (OMS) afirma que 80% dos casos de câncer são atribuídos à exposição de agentes químicos. Se os agrotóxicos também são esses agentes, o que já está comprovado, temos que diminuir ou banir completamente esses produtos", defende. SPERB, Paula. 'Epidemia de câncer'? Alto índice de agricultores gaúchos doentes põe agrotóxicos em xeque. BBC Brasil. Disponível em: Considerando as informações apresentadas, analise as afirmações seguintes:
I. Segundo o IBGE, a maior parte dos agrotóxicos utilizados no Brasil em 2012 é classificada como tipos perigosos e quase 30% como muito perigosos, números preocupantes para a saúde da população.
II. O glifosato, agrotóxico que domina a produção agrícola no Brasil, é apontado por diversos estudos como causador de câncer, linfomas e outras mutações genéticas.
III. Uma possível solução para dar fim aos problemas decorrentes do uso de agrotóxicos na produção de alimentos é a redução de impostos para que os agricultores busquem usar insumos alternativos. É correto o que se afirma em: Alternativas
Alternativa 1:
I, apenas.

Alternativa 2:
II, apenas.

Alternativa 3:
I e II, apenas.

Alternativa 4:
I e III, apenas.

Alternativa 5:
II e III, apenas

Soluções para a tarefa

Respondido por viniciusrm19
94

Alternativa 3:

I e II, apenas.

Dentre as alternativas, somente a III encontra-se incorreta, uma vez que a ação mais eficiente seria a elimnação destes agrotóxicos por meio da desregulamentação em meio legislativo.

Somente por meio de políticas públicas, os agrotóxicos podem seriam ser proibidos e inviabilizados para a população, reduzindo a chance de câncer, linfomas e mutações genéticas, principalmente por conta do glifosato.


pqdt631451: I e II. Porém há uma pegadinha. No texto diz ".....27,7% muito perigosos", no item I, "...quase 30% como muito perigosos". percebe se não presta atenção perde-se esta questão.
Lunacarrijo: Verdade quase cai nesta
igorfrfarm: é a 1 e 2 então?
Usuário anônimo: qual seria a correta ?
Respondido por fabiorogeriosartori
50

Resposta:

resposta  I e II pesquisado no livro

Explicação:


cylerleo: Também acredito ser a I e III apena.
cylerleo: Porém a justificativa é outra. veja o texto: A Organização Mundial da Saúde (OMS) afirma que 80% dos casos de câncer são atribuídos à exposição de agentes químicos. Se os agrotóxicos também são esses agentes, o que já está comprovado, temos que diminuir ou banir completamente esses produtos", defende."...
cylerleo: ...Note que que fala que 80% dos casos são atribuídos à "agentes químicos" e não especificamente ao glifosato, que também é um agente químico mas não é o único. E esses estudos não foram realizados com o glifosato e sim com a exposição à agentes químicos em geral.
cylerleo: Por isso a II é falsa
cylerleo: Quanto as alternativas corretas eu acompanho a explicação acima.
IRONFITNESS: Isso aí. Estamos juntos nesta.
julianatstferna: e qual seria?
Perguntas interessantes