Questão 4/5 - Musculação
Considere o trecho de texto a seguir:
“O treinamento de força é prescrito em função da combinação de diversas variáveis. Dentre elas podem-se citar o número de séries, os intervalos de recuperação e a quantidade, tipo e ordenação dos exercícios escolhidos. A forma pela qual essas variáveis são manipuladas resulta em efeitos diferenciados [...]”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: MONTEIRO, W.; SIMÃO, R.; FARINATTI, P. Manipulação na ordem dos exercícios e sua influência sobre número de repetições e percepção subjetiva de esforço em mulheres treinadas. Revista Brasileira de Medicina do Esporte, v. 11, n. 2, mar./abr. 2005. p. 146.
Considerando essas informações e os conteúdos do texto-base Musculação: crenças vs. evidências sobre o entendimento de que o objetivo de hipertrofia envolve altas cargas enquanto a definição muscular é feita com maior número de repetições, é correto afirmar que:
A Trata-se de um entendimento recente, que contraria a cultura do fisiculturismo.
B Estudos científicos o confirmam, pois a carga é determinante na hipertrofia.
C A definição muscular possui critérios objetivos para confirmação científica.
D Não se confirma na literatura, pois são outros os fatores intervenientes.
E A diminuição da gordura corporal depende apenas do número de repetições.
QUERO PERGUNTA CORRETA (EU ACHO NÃO ADIANTA)
Soluções para a tarefa
Resposta:LETRA D Não se confirma na literatura, pois são outros os fatores intervenientes.
Explicação:
Explicação:Letra D
A ideia de que a utilização de cargas elevadas é necessária para hipertrofia, ao mesmo tempo em que a realização de número elevado de repetições se faz necessário para definição muscular, é antiga e provinda da cultura do fisiculturismo. [...] Contrariando o senso comum, estudos recentes mostram que a carga não é o fator determinante para a hipertrofia muscular. [...] Em relação à definição muscular, os critérios para mensurar essa característica são subjetivos [...]. Com base na literatura analisada, a hipertrofia parece não ser dependente da quantidade de carga utilizada, mas sim, da magnitude dos estímulos. De forma semelhante, o processo de diminuição do percentual de gordura corporal (“definição”) também não é exclusivamente dependente do número de repetições realizadas.” (texto-base , p. 566-567).